Tempo
|
A+ / A-

Odemira. Cerca de 50 migrantes realojados no Zmar e Pousada da Juventude durante a noite

06 mai, 2021 - 07:19 • Redação com Lusa

Operação foi acompanhada por um forte dispositivo da Unidade de Intervenção da GNR. Todas as pessoas deste grupo estão negativas para o novo coronavírus.

A+ / A-

Cerca de 50 migrantes foram realojados no Eco Resort Zmar e na Pousada da Juventude, em Odemira, durante a noite. Todos tiveram teste negativo à Covid-19 e viviam em espaços sem condições de habitabilidade.

Esta informação foi confirmada à Lusa pelo responsável do Comando de Emergência e Proteção Civil do Alentejo. Segundo José Ribeiro, no Zmar foram realojadas cerca de 30 pessoas e na Pousada da Juventude em Almograve 21.

A entrada no Zmar foi acompanhada por um forte dispositivo da Unidade de Intervenção da GNR - militares armados e cães - de forma a evitar quaisquer incidentes com um grupo de proprietários e trabalhadores de algumas das casas do complexo turístico.

Numa nota enviada à redação a GNR esclarece que a sua atuação “surgiu na sequência de um pedido de apoio dos Serviços da Proteção Civil Municipal de Odemira, para garantir as condições de segurança de cidadãos” a deslocar para as instalações do ZMar pelas 4h00. Esta operação "decorreu sem incidentes".

No final da semana passada, o Governo decretou uma cerca sanitária às freguesias de São Teotónio e de Almograve, no concelho de Odemira, devido à elevada incidência de casos de Covid-19, sobretudo entre trabalhadores do setor agrícola, muitos deles migrantes.

A situação dos trabalhadores agrícolas nesta região alentejana, levantou a questão do tráfico para exploração laboral.

Um relatório do observatório do Tráfico de Seres Humanos revela agora que entre 2008 e 2019 houve 547 vítimas de exploração laboral. De acordo com o jornal “Público”, 80% da vítimas nestes 11 foram homens, sendo 51% dos casos registados no Alentejo.

Um grupo de proprietários de casas no Zmar interpôs em tribunal uma providência cautelar contra a fundamentação da requisição temporária do complexo turístico decretada pelo Governo.

O empreendimento, que ocupa 80 hectares, integra serviços comuns, como piscina ou "spa", e cerca de 260 casas individuais, das quais perto de 100 pertencem ao próprio complexo e as outras 160 são de privados.

O espaço, devido à pandemia de Covid-19, entrou em insolvência e, na semana passada, foi aprovado, no Tribunal de Odemira, um plano de recuperação económica do projeto, prevendo a manutenção de 100 postos de trabalho, a reabertura no dia 28 deste mês e um investidor disponível.

A região de Odemira é marcada por grande exploração agrícola. O Parque Natural da Costa Vicentina e Sudoesta algarvio tem dentro um perímetro de rega que tem cerca de 12 mil hectares no total e 1.500 hectares, ou 12%, são ocupados por estufas.


[notícia atualizada às 9h40]

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Manuel da Costa
    06 mai, 2021 Sydney, Austrália 22:51
    UM VERDADEIRO ASSALTO A ALTAS HORAS DA MADRUGADA! Com o apoio do governo, justiça(?) e autoridades. Os 160 LEGÍTIMOS PROPRIETÁRIOS /100 DESCONHECIDOS, mostra bem a Democracia à portuguesa! Mais uma vez Portugal se destaca pelo pior! Oxalá não sejam esses infelizes imigrantes a sofrer mais ainda, pelo que o governo é responsável, na sua colaboração com os oportunistas que aos políticos no governo lhes enchem os bolsos. Portugal corrupto, assim conhecido por abrigar bandidos que do país tomam conta.
  • António Bernardino Bernardino
    06 mai, 2021 Lisboa 15:59
    Já não estamos numa democracia!!! Entrar pela calada da noite!!!!!
  • Anti-Autarcas PS
    06 mai, 2021 Abaixo José Guerreiro 13:28
    Um aparato bélico a que só faltaram os tanques e a artilharia móvel e podíamos dizer que estavam a invadir um País hostil. Vê-se logo como as pessoas dão razão ao governo. Principalmente aquelas que veem os bens pessoais retirados sob ameaça de armas e cães assassinos, para albergar os escravos dos outros. Os jagunços do governo não vão ficar aí eternamente. Quando saírem, resolvam a situação. E nas próximas eleições não se esqueçam de votar PS outra vez ... Desta vez tiraram-vos os bens. Da próxima, sabe-se lá o que vos tiram.
  • Cidadao
    06 mai, 2021 Lisboa 10:12
    O escândalo de exploração desenfreada tanto de pessoas como de solos agrícolas - que dentro de alguns anos não serão mais do que pó estéril, se continuar esta agricultura intensiva - começava a ser falado na Europa e o governo quis tapar o Sol com a peneira, mostrando alguma iniciativa. Só que foi o Cabrita a meter-se e como sempre, meteu os pés pelas mãos. Procurou o lugar mais próximo, sem averiguar se tinha proprietários privados ou se estava em vias de receber investimentos, em lugar de montar ou um Centro de acolhimento ou pré-fabricados em condições. Quando se aperceberam da argolada, invocaram "interesse público" e fizeram avançar pela calada da noite para não haver protestos ou resistência física, um batalhão de choque da GNR acompanhado de uma matilha de cães de ataque para ocupar a propriedade. O Cabrita e o governo PS no seu melhor. Quem enche os bolsos com esta escravidão, não tem problemas. Os proprietários é que têm de fazer "caridade forçada". Pelos vistos, voltámos ao PREC. São cenas destas que fazem crescer o Chega!
  • Lutar sempre
    06 mai, 2021 Só perde quem desiste de lutar 08:25
    Retaliem ao vosso nível, tornado as casas inabitáveis: arranquem torneiras, louças de casa-de-banho, disjuntores e quadros elétricos, removam ou destruam o mobiliário, deixem de pé apenas paredes sem agua nem luz nem nada. E corram todos os Tribunais do Mundo enquanto a vossa causa for ouvida. Se a moda pega, qualquer dia temos um batalhão gnr à porta a dizer que temos de sair das nossas casas para alojar toda a escravatura que enche os bolsos a tipos que andam a assobiar para o lado e que são intocaveis

Destaques V+