Tempo
|
A+ / A-

UNICEF apela aos portugueses que ajudem a Índia

06 mai, 2021 - 12:12 • Olímpia Mairos

São necessários mais de 59 milhões de euros para evitar que a tragédia alcance proporções maiores.

A+ / A-

Veja também:


Com a Índia a viver atualmente um cenário catastrófico, devido à pandemia de Covid-19, a UNICEF apela aos portugueses para que se juntem ao “esforço global para pôr um travão à deterioração da situação”.

"A Covid-19 está a sobrecarregar severamente o sistema de saúde na Índia", refere, em comunicado enviado à Renascença, o representante da UNICEF na Índia, Yasmin Haque, indicando que “são necessárias medidas urgentes para evitar mais perdas trágicas de vidas”.

O Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância dá conta que já enviou para aquele país asiático “equipamentos e bens de saúde essenciais para salvar vidas, incluindo 3.000 concentradores de oxigénio, testes de diagnóstico, kits médicos e outros materiais para ajudar o segundo país mais populoso do mundo no seu combate à pandemia, ao mesmo tempo que está apoiar o país na resposta do seu sistema de saúde a médio e longo prazo, garantindo que os serviços para as crianças mais vulneráveis continua, a funcionar".

“Na verdade, muito mais é necessário, à medida que o surto continua a espalhar-se rapidamente”, alerta Yasmin Haque.

O atual surto de Covid-19 na Índia, está a traduzir-se num elevado número de contágios e num expressivo número de vítimas mortais. Os dados mais recentes dão conta de 3.980 mortos e 421.262 casos em 24 horas.

Segundo o Ministério da Saúde indiano, desde o início da pandemia, o país contabilizou 230.168 óbitos e 21,1 milhões de casos.

O novo máximo de mortes surgiu depois de vários dias com descidas do número de casos, que começou a subir novamente na terça-feira.

Com 1,3 mil milhões de habitantes, a Índia atravessa uma segunda onda da doença, que sobrecarregou o sistema de saúde, com escassez de oxigénio e de camas.

“As cenas que nos chegam diariamente da Índia são simplesmente devastadoras", afirma Beatriz Imperatori, diretora executiva da UNICFE Portugal, citada no comunicado.

“O sistema de saúde já colapsou e não tem capacidade para tratar tantos doentes Covid”, acrescenta a responsável, alertando que “como sempre, são as pessoas mais vulneráveis quem mais sofre neste tipo de situação”.

Neste contexto, a UNICEF indica que precisa de cerca de 17milhões e meio de euros (21 milhões de dólares) para a “entrega urgente de equipamentos de testes adicionais, fornecimentos e produtos de oxigénio na Índia”, e mais cerca de 41 milhões e 700 mil euros (50 milhões de dólares) para “intervenções de salvamento Covid-19 em todos os sectores”.

“Apelamos a todos os nossos doadores que respondam a este apelo para evitar uma tragédia ainda maior”, conclui a diretora executiva da UNICFE Portugal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+