Tempo
|
A+ / A-

​Odemira. Ministra defende "punição exemplar" para empresas que violarem lei laboral

04 mai, 2021 - 16:45 • Redação

Maria do Céu Antunes considera que os restantes proprietários têm o dever de alertar para situações irregulares.

A+ / A-

Veja também:


A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, defende uma punição exemplar para proprietários de Odemira que não cumpram a lei laboral.

De visita a Odemira, onde há vários anos surgem denuncias de exploração de trabalhadores e tráfico de seres humanos, Maria do Céu Antunes considera que os restantes proprietários têm o dever de alertar para situações irregulares.

“Tem que haver uma corresponsabilização. Primeiro, as empresas empregadoras, que geram riqueza e que querem fixar pessoas neste território têm que ser corresponsabilizadas”, declarou a governante.

“Quem não estiver a cumprir tem que ser punido de forma exemplar e quem estiver a cumprir, também de forma exemplar, tem não ser negligente. Antes pelo contrário, tem que denunciar outras práticas”, sublinhou.


A ministra da Agricultura garante que o Governo está a atuar perante as denúncias de exploração laboral no Sudoeste alentejano.

Maria do Céu Antunes falava aos jornalistas no final de uma reunião da “task force” que está a coordenar as ações no concelho de Odemira para travar a pandemia de Covid-19.

Por seu lado, o ministro da Administração Interna disse que a prioridade da cerca sanitária em Odemira, no distrito de Beja, é a saúde pública, devido à covid-19, mas o Governo está atento a problemas ligados aos trabalhadores agrícolas.

Neste momento, a prioridade absoluta é a saúde pública e a resposta à pandemia", disse Eduardo Cabrita em Odemira, argumentando que os problemas de habitação e do modelo económico da região "não serão, de certeza, resolvidos em uma ou duas semanas".

O presidente da Câmara de Odemira, José Guerreiro, disse haver condições para levantar a cerca sanitária nas duas freguesias com restrições desde 29 de abril.

O ministro da Administração Interna remete decisões para o Conselho de Ministros de quinta-feira, mas vai avisando que as medidas têm um tempo de aplicação num horizonte de 14 dias.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+