Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

México. Decretados três dias de luto nacional após acidente no metro que fez 24 mortos

05 mai, 2021 - 06:49 • Lusa

Presidente promete um "inquérito aprofundado para procurar conhecer a verdade, a partir da qual será estabelecida a responsabilidade”.

A+ / A-

O Presidente do México decretou três dias de luto nacional devido ao acidente num troço da linha 12 do metropolitano da capital mexicana, que fez pelo menos 24 mortos e 79 feridos.

Andrés Manuel López Obrador publicou na terça-feira o decreto "pelo qual se declara luto nacional durante três dias, pela tragédia ocorrida na segunda-feira na Linha 12 do Sistema de Transporte Coletivo Metro" da Cidade do México.

Obrador já tinha prometido um “inquérito aprofundado”, com a ajuda de peritos internacionais independentes, ao acidente causado pelo desmoronamento de um viaduto.

“Vai decorrer um inquérito aprofundado para procurar conhecer a verdade, a partir da qual será estabelecida a responsabilidade”, disse, na conferência de imprensa diária.

Quase 500 autocarros estão a assegurar o transporte dos utentes da linha 12 do metro da grande metrópole, com perto de dez milhões de habitantes.

Envolta em polémica desde a construção, a linha 12 do metro, onde ocorreu o acidente, foi concluída em 30 de outubro de 2012, quando o atual ministro dos Negócios Estrangeiros mexicano, Marcelo Ebrard, era presidente do município da capital.

No entanto, a linha foi encerrada em 2014 por falhas e reaberta entre outubro e novembro de 2015, em vários ramais.

Através de um vídeo das câmaras de vigilância do governo da Cidade do México, observa-se como a estrutura elevada com uma altura de 20 metros ruiu à passagem do metro, com diversas carruagens imobilizadas no solo.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+