Tempo
|
A+ / A-

Morreu José Festas, defensor das condições de segurança dos pescadores

04 mai, 2021 - 17:28 • Lusa

José Festas tinha 58 anos. O pescador e dirigente associativo tinha sofrido um problema de saúde em novembro do ano passado, estando desde então hospitalizando, acabando hoje por não resistir.

A+ / A-

José Festas, presidente da Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar (APMSHM), instituição ligada às condições de segurança dos profissionais da pesca, morreu esta terça-feira, aos 58 anos, vítima de doença, revelou à Lusa fonte da associação.

O pescador e dirigente associativo tinha sofrido um problema de saúde em novembro do ano passado, estando desde então hospitalizando, acabando por não resistir.

José Festas liderava os destinos da APMSHM há quase 14 anos, desde que a instituição foi criada, em 17 de maio de 2007, lutando pela implementação de medidas de proteção no trabalho de armadores, pescadores e outros profissionais ligados à vida do mar.

Popularmente apelidado de "mestre Festas", o pescador natural de Vila do Conde, viu a associação que liderava ser agraciada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com o título honorário da Ordem de Mérito, em 2017, pela defesa das causas dos pescadores.

A nível local, José Festas foi distinguido por duas vezes pelo município de Vila do Conde, com a Medalha de Mérito Singular e depois com a Medalha de Mérito ao Associativismo, tendo a Câmara de Vila do Conde reagido hoje com "profundo pesar" à sua morte e recordando o legado deixado.

"O município enaltece a sua profícua ação em prol de melhores condições e segurança no trabalho de armadores, pescadores e outros profissionais ligados à vida do mar, lutando pela consequente implementação de medidas de segurança concretas junto das entidades competentes. O Executivo Municipal apresenta a toda a família os seus mais sentidos pêsames", pode ler-se numa nota publicada pela autarquia.

Marinha e PM lamentam

O primeiro-ministro lamentou a morte do mestre José Festas, considerando que foi um lutador em defesa dos pescadores e de todos os profissionais ligados ao mar.

"Foi com pesar que tive conhecimento da morte de José Festas, o mestre Festas, presidente da Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar. Um lutador na defesa dos pescadores e de todos os profissionais ligados ao mar", escreveu António Costa na sua conta pessoal na rede social Twitter.

A Marinha, no seu site, também publicou uma mensagem de condolências, começando por afirmar que "Partiu hoje o 'nosso' Mestre Festas".

"O Mestre Festas deixa-nos uma herança de princípios encorajadores, sobretudo nas comunidades marítimas e piscatórias que enfrentam diariamente o desafio de apitar à Faina e rumar em direção ao horizonte na esperança de um regresso são a casa", conclui a mensagem, assinada pelo almirante António Mendes Calado.

[Notícia atualizada às 00h24]

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+