Tempo
|
A+ / A-

Agricultor aumenta o tamanho da Bélgica sem querer

04 mai, 2021 - 18:34 • Filipe d'Avillez

Irritado por a marca da fronteira estar a estorvar o caminho do seu trator, um belga moveu a pedra. Tudo se resolverá a bem, caso esta seja colocada no local novamente.

A+ / A-

Um agricultor belga aumentou acidentalmente o tamanho do seu país, à custa de França.

Sinal dos tempos, o incidente não espoletou uma crise diplomática, mas sim trocas de piadas bem-humoradas entre as autoridades.

Irritado com uma pedra de fronteira que atrapalhava o percurso do seu trator, o agricultor afastou-a cerca de 2,30 metros para dentro de território francês, aumentando assim o tamanho não só da sua aldeia, mas de todo o país.

A movimentação fronteiriça foi detetada por um historiador amador quando estava a passear pela floresta.

O autarca de Erquelinnes, do lado belga da fronteira, brincou com a situação dizendo que “eu fiquei contente, mas o autarca de Bousignies-sur-Roc não concorda”, referindo-se à localidade francesa.

A fronteira entre França e Bélgica tem uma extensão de 620 km e foi estabelecida pelo Tratado de Kortrijk, em 1820, depois da derrota de Napoleão. A pedra foi colocada em 1819.

Tudo indica que o assunto será resolvido da forma mais simples. O agricultor foi notificado para voltar a colocar a pedra no local, mas poderá enfrentar consequências legais caso não o faça voluntariamente.

Em última instância poderá ser necessário convocar a Comissão Franco-Belga para a Fronteira, que não reúne desde 1930.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+