Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cresce o número de famílias que deixaram de pagar créditos bancários

04 mai, 2021 - 09:12 • Olímpia Mairos

Segundo o Banco de Portugal, as moratórias fizeram disparar as reclamações sobre as instituições bancárias.

A+ / A-

Mais de 700 mil famílias deixaram de pagar os créditos bancários, em 2020. São clientes que não conseguiram regularizar os processos e que se viram obrigados a um acordo extrajudicial com os bancos, grande parte devido à crise gerada pela pandemia.

No total, segundo o Jornal de Notícias, que cita o Relatório de Supervisão Comportamental, do Banco de Portugal, são 707 mil os novos processos abertos pelos bancos, num total de 2. 990 milhões de euros.

Segundo o relatório, no último ano, foram iniciados 652 565 processos PERSI (procedimento extrajudicial de regularização de situações de incumprimento) no âmbito do crédito aos consumidores. O que representa um aumento de 5,6% face a 2019.

Também as reclamações de clientes bancários aumentaram 8,6% face ao ano anterior, registando-se um grande número de queixas “sobre matérias Covid-19”, nomeadamente as moratórias no crédito (1. 895 no total).

O supervisor “na sequência da sua atuação fiscalizadora (sobre moratórias), emitiu 284 determinações específicas a 100 instituições e instaurou dez processos de contraordenação a sete instituições”.

Em 2020, levantar dinheiro ao balcão de um banco em Portugal ficou, em média, 19,19% mais caro, registando-se também um agravamento das comissões da maioria dos serviços bancários mais comuns associados a contas de pagamentos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+