Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Presidente da Câmara de Torres Vedras encontrado morto em casa

03 mai, 2021 - 17:09 • Redação, com Lusa

Carlos Bernardes tinha 53 anos. Judiciária foi chamada a investigar o caso.

A+ / A-

Morreu o presidente da Câmara de Torres Vedras, Carlos Bernardes. A notícia foi confirma à Renascença por fonte do Partido Socialista.

O autarca, de 53 anos, foi encontrado morto na sua residência.

A Polícia Judiciária foi chamada para investigar o caso.

As investigações prosseguem e, até ao momento, não são conhecidos mais pormenores sobre a morte do presidente da Câmara de Torres Vedras.

Fonte da autarquia confirma à agência Lusa que Carlos Bernardes foi encontrado morto em casa, mas não adianta as circunstâncias em que ocorreu a morte do autarca, eleito pelo Partido Socialista.

Em março, a comissão política de Torres Vedras do PS aprovou a recandidatura de Carlos Bernardes à presidência do município, no distrito de Lisboa, nas autárquicas deste ano.

“Dentro da minha disponibilidade, continuo a servir o partido e a minha terra”, afirmou então o autarca, prometendo um “trabalho de continuidade” e apontando as prioridades do próximo mandato.

Carlos Bernardes ganhou pela primeira vez a corrida à presidência da câmara em 2017 e foi vice-presidente entre 2005 e 2015.

Em 2015, assumiu o cargo de presidente quando o então líder do executivo, Carlos Miguel, renunciou ao mandato para assumir funções no Governo.

PS e PR lamentam morte de Carlos Bernardes

O Presidente da República já divulgou uma nota de pesar pela morte do autarca Carlos Bernardes.

Marcelo Rebelo de Sousa expressou as suas condolências aos familiares.

Também o Partido Socialista, do qual o autarca era militante, reagiu com tristeza à notícia.

"É com profunda tristeza que o Partido Socialista recebe a notícia da morte prematura do nosso camarada Carlos Bernardes, que assumia a presidência da Câmara Municipal de Torres Vedras. Todas as mortes são vãs, mas uma morte de uma pessoa tão jovem, entristece-nos a todos por demais", refere o PS.

Os socialistas recordam o percurso de Carlos Bernardes, que além de assumir a Câmara de Torres Vedras desde 1 de dezembro de 2015, "foi também presidente do Conselho de Administração dos SMAS de Torres Vedras. Era doutorado em Turismo, pela Universidade de Lisboa e licenciado em Gestão de Empresas Turísticas e Hoteleiras, pelo no Instituto Superior Politécnico do Oeste".

"A Direção Nacional do Partido Socialista manifesta as suas mais sentidas condolências à família, em especial à mulher e ao filho", conclui a nota de pesar do PS.

Rivais políticos unidos nas condolências

Numa mensagem publicada na rede social "Facebook", o cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PP à autarquia de Torres Vedras, nas próximas eleições autárquicas, manifestou "profundo pesar pelo acontecimento" e enviou condolências aos familiares de Carlos Bernardes, ao PS e ao município.

"Acredito que na vida política não vale tudo e que é possível preservar as relações pessoais entre pessoas que representam partidos e projetos diferentes. Por isso mesmo, mantínhamos uma relação de respeito e amizade, tendo sido a primeira pessoa a quem liguei para o informar da minha candidatura a Torres Vedras", escreveu Duarte Pacheco.

Por seu turno, o candidato do Bloco de Esquerda (BE) à presidência da Câmara de Torres Vedras, Jorge Humberto Nogueira, salientou que o concelho "está de luto" e vincou que, apesar de representarem "campos diferentes na política", isso "torna-se completamente irrelevante" neste momentos.

"É com profundo respeito que envio os meus sentidos pêsames à família e amigos, bem como à Câmara Municipal, aos colegas de trabalho e aos seus camaradas de partido", afirmou o bloquista.

O líder do partido Aliança, Paulo Bento, candidato à presidência da autarquia de Torres Vedras, onde já foi vereador, manifestou-se "triste" e "chocado", enviando "sentidas condolências à família".

Também o candidato do Chega ao município de Torres Vedras, Pedro Borges Lemos apresentou "o mais profundo pesar pelo falecimento do presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Dr. Carlos Bernardes, dirigindo aos seus familiares e amigos os mais profundos sentimentos por esta perda".

Na corrida autárquica a este município estão o independente Sérgio Galvão (vereador pelo PS entre 2005 e 2016), o deputado Duarte Pacheco (PSD/CDS-PP), o professor Jorge Humberto Nogueira (BE), o líder do Aliança e ex-vereador nesta autarquia, Paulo Bento, e o advogado Pedro Borges de Lemos (Chega).

Cinco dias de luto municipal

O município de Torres Vedras decretou esta segunda-feira cinco dias de luto municipal pelo falecimento do presidente da câmara, Carlos Bernardes, encontrado morto em casa.

Em nota de imprensa, esta autarquia começou por dizer que "é com enorme pesar que a Câmara Municipal de Torres Vedras transmite o falecimento de Carlos Bernardes".

O município lembrou o autarca pelo "percurso marcado pela sua dedicação à causa pública e à administração local", sendo presidente da câmara desde 2015 e tendo sido vice-presidente entre 2005 e 2015.

Carlos Bernardes destacou-se pelo "empenho na defesa do ambiente e da sustentabilidade, colocando Torres Vedras num lugar de relevo a nível nacional e internacional", lê-se na nota.

"A Câmara Municipal de Torres Vedras endereça as mais profundas condolências à família e apela ao respeito de todos pela sua privacidade", acrescentou.

[notícia atualizada às 19h54]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+