Tempo
|
A+ / A-

Luz verde à promoção de cinco mil PSP, GNR e guardas-florestais

03 mai, 2021 - 16:16 • Lusa

Despachos foram publicados em Diário da República. "As forças de segurança tuteladas pelo Ministério da Administração Interna podem promover 5.081 elementos este ano", adianta o Governo.

A+ / A-

O Ministério da Administração Interna (MAI) autorizou hoje a promoção de 5.081 elementos da PSP, GNR e guardas-florestais, segundo os despachos publicados em Diário da República.

"As forças de segurança tuteladas pelo Ministério da Administração Interna podem promover 5.081 elementos este ano. Os despachos do ministro da Administração Interna que autorizam estas promoções foram hoje publicados em Diário da República, concretizando mais um passo no sentido da valorização dos profissionais das forças de segurança", refere em comunicado o ministério tutelado por Eduardo Cabrita.

Segundo o MAI, na Guarda Nacional Republicana estão autorizadas 2.892 promoções relativas a vagas do ano de 2020, na Polícia de Segurança Pública podem ser promovidos 2.095 polícias e estão ainda previstas 94 promoções para guardas-florestais.

O despacho refere que as forças de segurança consideram "imprescindível garantir o bom funcionamento" das instituições através, nomeadamente, da promoção dos militares ou polícias ao posto imediato, "tendo em conta o nível de responsabilidade inerente às funções a exercer, atenta a especial relevância das competências que lhes estão atribuídas, assegurando-se assim a regularidade do seu exercício e o seu eficiente desempenho".

Na nota, o MAI recorda que o Orçamento do Estado para 2021 prevê a continuidade do Plano Plurianual de Admissões nas forças de segurança, permitindo, ainda, que o número de elementos a recrutar seja ajustado para contemplar o efetivo previsto e não recrutado no ano passado, devido aos constrangimentos provocados pela pandemia.

Segundo o Ministério da Administração Interna, as promoções agora autorizadas enquadram-se "nesta medida e permitem retomar o normal desenvolvimento das carreiras, tendo em vista a manutenção do elevado grau de prontidão e a eficácia operacional dos efetivos policiais".

O MAI salienta ainda que, com estas promoções, será possível concretizar a nomeação do primeiro oficial-general do quadro da GNR.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+