Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Presidente da República

Marcelo pede à população para "continuar a ajudar" no combate à Covid-19

02 mai, 2021 - 17:31 • Redação com Lusa

A PSP dispersou, durante a madrugada deste domingo, uma multidão de cerca de 500 pessoas concentradas no Miradouro de São Pedro de Alcântara, em Lisboa, a maioria sem máscara.

A+ / A-

Veja também:


O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou, este domingo, que o combate à pandemia da Covid-19 em Portugal "está a correr bem", contudo pediu à população para "continuar a ajudar".

"O que eu peço aos portugueses não é muito. Está a correr bem. Os números de hoje [este domingo] comprovam isso. Mas para continuar a correr bem é preciso continuar a ajudar. É só isso", sublinhou, no Funchal.

Marcelo Rebelo de Sousa comentou deste modo o facto de a Polícia de Segurança Pública (PSP) ter dispersado, ao início da madrugada deste domingo, uma multidão de cerca de 500 pessoas concentradas no Miradouro de São Pedro de Alcântara, em Lisboa, a maioria sem máscara.

"As pessoas têm de compreender que têm de ajudar", disse o chefe de Estado, que se mostrou, por outro lado, "impressionado" com a atitude da população madeirense face às restrições decretadas pelo Governo Regional. Nomeadamente o recolher obrigatório, que a partir deste domingo vigora entre as 23h00 e as 5h00.

Até 1 de maio, o recolher obrigatório na região estava estabelecido entre as 19h00 e as 5h00 durante a semana e entre as 18h00 e as 5h00 aos fins de semana e feriados.

"Aqui, na Madeira, fiquei impressionado, porque pude testemunhar o respeito estrito, por vontade dos madeirenses, daquilo que é fundamental para a sua saúde", disse Marcelo Rebelo de Sousa, que chegou no sábado à noite à Madeira e regressa este domingo a Lisboa.

De acordo com a PSP, no Miradouro de São Pedro de Alcântara, "houve um ajuntamento de pessoas que [...] terá chegado a perto de cinco centenas de pessoas".

À agência Lusa, fonte da direção da PSP disse que foi alertada para a ocorrência através de "uma chamada" de um cidadão e garantiu que a intervenção dos agentes "foi rápida".

A PSP vai "tentar apurar se se tratou de um movimento espontâneo ou de algo organizado nas redes sociais", acrescentou.

O Governo decretou a situação de calamidade a partir de sábado devido à pandemia de Covid-19, depois de Portugal continental ter passado por 15 períodos de estado de emergência.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+