Tempo
|
A+ / A-

Linha da Beira Baixa. Após 12 anos, Guarda e Covilhã voltam a estar ligadas

02 mai, 2021 - 08:41 • Lusa

Os comboios vão ter paragem em todas as estações e apeadeiros: Caria, Belmonte/Manteigas, Maçainhas, Benespera e Barracão/Sabugal. Com a renovação do troço, passa a existir também uma "oferta integrada" dos serviços Intercidades e Regional das Linhas da Beira Baixa e Alta.

A+ / A-

O troço ferroviário da Linha da Beira Baixa entre as cidades da Guarda e da Covilhã, que estava fechado desde 2009, reabre neste domingo ao serviço comercial após obras de requalificação e de eletrificação.

Segundo informação disponibilizada pela CP – Comboios de Portugal, o primeiro comboio a circular no requalificado troço ferroviário é o comboio regional 5681 (com categoria de Intercidades), que sai da Covilhã às 6h08 e chega à estação da Guarda pelas 6h54.

O comboio, tal como todos os outros que agora vão circular neste troço da Linha da Beira Baixa, tem paragem em todas as estações e apeadeiros localizados no troço Covilhã – Guarda (Caria, Belmonte/Manteigas, Maçainhas, Benespera e Barracão/Sabugal).

A primeira composição de passageiros a circular no sentido Guarda – Covilhã é o comboio Intercidades 540, que sairá da estação da Guarda às 7h07 e que chegará à Covilhã pelas 7h52.

Com a renovação do troço da Linha da Beira Baixa Covilhã – Guarda, passa a existir, a partir deste domingo, uma "oferta integrada" dos serviços Intercidades e Regional das Linhas da Beira Baixa e Alta, segundo a CP.

A empresa referiu, em comunicado enviado à agência Lusa, que, na sequência da conclusão das obras de renovação integral do troço ferroviário que liga as duas cidades da Beira Interior, "vai implementar um novo modelo de oferta ferroviária, para dar resposta às necessidades de mobilidade das populações e que se traduz numa oferta integrada dos serviços Intercidades e Regional das Linhas da Beira Baixa e Beira Alta".

A partir de agora, "passam a circular, diariamente, entre a Covilhã e a Guarda, oito comboios Intercidades (quatro por sentido) e mais quatro comboios Regionais (dois por sentido), que vão efetuar paragem em todas as localidades, situadas entre as duas cidades".

Para incentivar a mobilidade regional no novo percurso, o preço aplicado nas viagens entre as duas cidades "é sempre de tarifa Regional, quer os clientes viajem em Serviço Intercidades ou Regional", remata.

O troço ferroviário que foi encerrado em 2009 e que reabre neste domingo à circulação vai ser inaugurado na terça-feira.

A cerimónia do ato de consignação da empreitada e do lançamento dos trabalhos, que incluíram a construção da Concordância das Beiras, troço de ligação entre a Linha da Beira Alta e a Linha da Beira Baixa, decorreu em 5 de março de 2018, na Covilhã.

O investimento total no projeto de modernização deste troço foi de cerca de 77 milhões de euros, 52 milhões dos quais respeitantes à obra física, que permitiu reabrir um troço que estava fechado desde 2009.

A obra integrou, entre outros trabalhos, a renovação integral de 36 dos 46 quilómetros do troço (dez já estavam intervencionados), bem como a reabilitação de seis pontes centenárias, a remodelação de estações e apeadeiros, drenagem e estabilização de taludes e a iluminação e automatização e supressão de passagens de nível.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José Augusto Silva
    07 nov, 2022 Viana do Castelo 16:54
    Parabéns Sr.Ministro Pedro Nuno Santos.Você fez obra onde o cavaco e o coelho destruíram na linha férrea Guarda Covilhã e em tantas outras!!!
  • Ivo Pestana
    02 mai, 2021 Funchal 13:53
    Todas as grandes cidades de Portugal deveria estar ligada por comboio, desde que possível e viável. Sem boas acessibilidades, nenhuma terra é próspera.

Destaques V+