Tempo
|
A+ / A-

Presidente da República

Covid-19. Marcelo diz que é "muito importante" passar das 79 mil vacinas nos Açores

01 mai, 2021 - 22:34 • Redação com Lusa

Presidente da República coloca-se ao lado do líder do Governo regional e garante que passará a mensagem ao continente.

A+ / A-

Veja também:


O Presidente da República salientou, este sábado, ser "muito importante" ir além das cerca de 79 mil doses de vacinas nos Açores, por via do envio de mais, tal como reivindicado pelo presidente do Governo Regional.

Em declarações aos jornalistas, à chegada a Ponta Delgada, no âmbito de uma visita relâmpago aos Açores, Marcelo Rebelo de Sousa foi questionado sobre se iria bater-se por uma discriminação positiva no envio de vacinas contra a Covid-19 para a Região Autónoma.

"É muito importante, eu ouvi a mensagem, já tinha ouvido do senhor presidente do Governo Regional e ouvi-a apoiada por todas as bancadas, como é importante ir para além das 79 mil [doses] que já existem, aumentando o número de vacinados. (...) Recebi essa mensagem e serei portador dela porque é muito importante que o esforço que está a ser feito aqui tenha sucesso, até a pensar no futuro", frisou o chefe de Estado.

"Não se trata apenas da vida e saúde das pessoas, é também da economia, do desemprego, da abertura das aulas, do futuro das pessoas", acrescentou Marcelo Rebelo de Sousa, nas mesmas declarações.

Pedido especial à Comissão Europeia


O presidente do Governo dos Açores pediu, em março, à Comissária da Saúde e Segurança dos Alimentos, Stella Kyriakides, uma "intervenção direta" junto da Comissão Europeia na disponibilização de vacinas em número que permitam a devida imunização dos açorianos.

"Conforme terá seguramente presente, os Açores, bem como as demais regiões ultraperiféricas, são espaços particularmente vulneráveis a fenómenos de âmbito global pelas características que nos enformam e que encontram tradução concreta no conceito da ultraperiferia, muito bem plasmado no artigo 349 do Tratado de Funcionamento da União Europeia", escreveu o líder do executivo açoriano na missiva.

O vice-presidente do executivo dos Açores, Artur Lima, também defendeu que o Governo da República invocasse o acordo bilateral com o Estados Unidos para obter o fornecimento de vacinas aos açorianos contra a Covid-19. Encontra-se atualmente a desenvolver contatos com políticos norte-americanos de origem açoriana para assegurar mais vacinas.

Desde 31 de dezembro de 2020 e até 29 de abril, foram administradas nos Açores 79.589 doses de vacina contra a Covid-19, correspondentes a 56.419 pessoas com 15 ou mais anos com a primeira dose (27,85% da taxa de cobertura) e 23.170 pessoas com ambas as doses (11,44% de taxa de cobertura), no âmbito do Plano Regional de Vacinação.

Marcelo, o turista açoriano


Marcelo Rebelo de Sousa disse, entretanto, na Horta, que quer regressar ao arquipélago em setembro, durante alguns dias. O objetivo do chefe de Estado é "demonstrar como é bom fazer turismo" nas ilhas.

"Recebi um convite, muito simpático, do senhor presidente da Assembleia, para aqui vir aos 45 anos da autonomia, no dia 4 de setembro, e cá virei. E espero vir uns dias mais cedo, para demonstrar como é bom fazer turismo nos Açores", realçou o Presidente da República, novamente em declarações aos jornalistas, no final de uma reunião com o presidente do parlamento dos Açores, Luís Garcia, na Horta.

Marcelo desloca-se ainda este sábado para o arquipélago da Madeira, para a segunda parte da sua deslocação às regiões autónomas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+