Tempo
|
A+ / A-

Emprego

Valor T. “Hoje começa o trabalho a sério”

01 mai, 2021 - 15:07 • Filomena Barros

É apresentada, neste Dia do Trabalhador, a agência de empregabilidade para pessoas com deficiência. Conheça melhor a “Valor T – Talento e Transformação”, um projeto inédito em Portugal que conta com o apoio da CIP.

A+ / A-

“Hoje, começa o trabalho a sério”, diz o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa sobre a apresentação da agência Valor T.

Em declarações à Renascença, Edmundo Martinho reconhece que este momento “representa o fim de uma primeira etapa, de um percurso longo de preparação, de mobilização”. E explica que, a partir deste sábado, qualquer pessoa com deficiência “entra na plataforma sozinha ou com o apoio que precisar (Santa Casa da Misericórdia – SCML – também dá), e descreve o seu perfil, quer de competências pessoais, quer profissionais se tiver, quer o seu perfil de expectativas, se pretende um trabalho a tempo inteiro, se está disponível para se poder deslocar”.

A seguir, entra o trabalho da equipa técnica especializada da agência: “numa atitude de grande proatividade, vamos perceber se há compatibilidade entre as ofertas de emprego das várias entidades empregadoras e os perfis, e, a partir daí, apresentar as candidaturas destas pessoas e seguir o processo normal de candidatura a um emprego, de seleção, se for caso disso, de contrato, sendo que continuaremos a apoiar as pessoas e as entidades empregadoras durante um período que pode ser mais ou menos longo”, adianta o provedor da SCML.

Não se pretendem estágios, mas contratos de trabalho, garante. “Foi por isso que escolhemos o dia 1 de maio, o Dia do Trabalhador, para a apresentação desta iniciativa. O entendimento que temos é que todas as pessoas têm direito a ter contratos de trabalho estáveis, à medida das suas capacidades e aptidões, como qualquer outro cidadão”.

Neste sentido, “queremos que as empresas contratem de forma convicta e, ao contratarem, tenham a consciência de que estão a contratar pessoas com capacidade para o lugar, com bons resultados para ambos”.

Neste arranque da agência não será feita qualquer diferenciação por deficiência. Edmundo Martinho diz que “não quisemos colocar barreiras à entrada”. Ou seja, fica ao critério do candidato se apresenta o certificado de deficiência multiusos. Depois, na procura do emprego, “tentaremos perceber o que melhor se adequa ao perfil de aptidões e competências”, esclarece.

A Valor T vai trabalhar em parceria com o Instituto de Emprego e Formação Profissional, para avaliar também as pessoas com deficiência que estão inscritas nos centros de emprego.

Na cerimónia de apresentação da agência, nesta tarde de sábado, “vai ser assinado um acordo com o IEFP e INR (Instituto Nacional para a Reabilitação), para acautelar que trabalhamos em conjunto, para cobrir todo o território nacional”.

Edmundo Martinho assegura que “a ideia não é ficar à espera que as empresas nos contactem, é fazer o percurso inverso.”

De qualquer forma, o projeto conta com o apoio da Confederação Empresarial de Portugal, que “está muito empenhada neste processo e disponível para ir tão longe quanto couber nas suas competências, e isso é motivo para nós de muito orgulho, mas sobretudo de estímulo para o que aí vem”.

O presidente da CIP, António Saraiva, vai marcar presença na cerimónia, marcada para as 16 horas, na qual será também apresentada uma mensagem vídeo do Presidente da República.

A plataforma Valor T está disponível no site da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, aqui.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Nádia Rodrigues
    04 mai, 2021 Barreiro 14:17
    Eu quero me inscrever, com faço?

Destaques V+