Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Manuel José iliba Rúben Amorim e aponta o dedo a Sérgio Conceição e ao FC Porto

30 abr, 2021 - 14:05 • Rui Viegas , Inês Braga Sampaio

O antigo treinador de Sporting, Benfica ou Boavista apela para que se agrave os castigos, que são "uma brincadeira".

A+ / A-

Manuel José iliba Rúben Amorim e condena Sérgio Conceição e o FC Porto, ao fim de uma das mais polémicas semanas da temporada, e exige que se acabe com os castigos "caricatos" que promovem impunidade.

A passada semana foi marcada pelas críticas do FC Porto ao árbitro Hugo Miguel, com excessos de Sérgio Conceição, e a agressão de um agente a um repórter, ambas após o jogo em Moreira de Cónegos. Em entrevista a Bola Branca, Manuel José fala de uma estratégia de pressão do FC Porto, que "deixa de ter adversários e parece que tem inimigos" e com quem, "quando as coisas não correm bem, há sempre sarilhos e problemas".

"Há de facto dois penáltis a favor [não assinalados], mas quando as coisas não correm bem, [é costume] os jogadores do FC Porto entrarem na área e deitarem-se imediatamente para o chão. O Taremi é useiro e vezeiro em fazer aquilo. Ele não fazia aquilo no Rio Ave. Agora faz no FC Porto. Faz parte da estratégia, quando as coisas não correm bem, meter essa pressão tremenda nos árbitros. Aquilo que se passou, a agressão ao jornalista da TVI, aquela pressão toda em cima do árbitro, no FC Porto não é virgem. Está a tornar-se crónico", acusa o técnico.

Num é pressão, no outro é feitio


O antigo treinador de Sporting, Benfica ou Boavista foi, esta semana, citado por Carlos Carvalhal no apelo a uma relação mais saudável entre colegas de profissão. O treinador do Sporting Braga falava do incidente de Sérgio Conceição, mas também da polémica em Braga, envolvendo o técnico do Sporting, Rúben Amorim, que também se excedeu.

Manuel José considera que estamos perante um problema de feitio e de carácter em relação a Sérgio Conceição. Por outro lado, iliba Rúben Amorim, que "tem acusado o peso da responsabilidade" de ir na frente:

"Ele que passa a vida a retirar a responsabilidade de cima dos ombros dos jogadores acumula essa pressão toda para si próprio. Isto é fruto da juventude e inexperiência dele. Excedeu-se e está a aprender da pior maneira. O que se passou em Moreira de Cónegos foi completamente diferente. Sérgio Conceição já é uma questão de feitio, de personalidade."

Castigos devem ser mais pesados


Manuel José lembra que, em 36 anos como treinador, pode ter levado "um castigo ou outro", mas nunca foi expulso. Ao passo que Sérgio Conceição, em cerca de 10 anos como técnico, "já foi expulso 19 vezes".

"Há qualquer coisa ali que não está bem. Isto tem a ver com o caráter e a personalidade ele. Ele é um bom treinador, nenhum de nós tem dúvidas disso, mas é avesso a perder jogos e pontos", assinala.

Sérgio Conceição foi suspenso por 21 dias após o que disse e fez no relvado do Moreirense. Manuel José entende, porém, que as penalizações são “uma brincadeira” e que há uma sensação de impunidade.

"Não há personalidade para punir convenientemente. As penalizações, algumas delas, são perfeitamente caricatas e, depois, ainda são aligeiradas. Em Inglaterra e nos outros países da Europa, raramente existe este tipo de problemas porque as penalizações não são para brincadeiras. Aqui, as penalizações são uma brincadeira. Faz parte da impunidade em que o futebol e certos clubes vivem. Têm de mudar os regulamentos e ser muito mais duros nas penalizações", defende.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Agostinho V Couto
    03 mai, 2021 EUA 03:12
    Essa coisa de nunca ter tido a oportunidade de trabalhar e treinar o FCPorto da-lhe muitas voltas a cabeca , nao passa de um reles ,,aziado , so para lembrar este , sr , o FCPorto ja foi Campeao Europeu duas vezes por duas vezes Campeao do Mundo por duas vezes ganhou a Taca UEFA e uma vez a Supertca Europeia ,,sem que este ,,cromo fosse alguem ou alguma coisa la dentro , por isso resigne--se a sua insignificancia em relacao ao Porto a inveja mata aos poucos ,, o sr Manuel Jose faz ou fez tanta falta ao FCPorto como umquilo de acucar numa fajoada ou entao como um litro de vinagre num podim frances ja para ao falar de uma guiterra num enterro , pobre velho a idade nao perdoa , sem ofensa as pessoas que respeitosamente ja teem uma idade avancada ,,,eu nao sei se chego la
  • Manuel Vila Pouca
    01 mai, 2021 Porto 09:30
    É lamentável, vergonhoso mesmo, que a Renascença vá ouvir esse senhor, quando sabe a priori que é um ressabiado, frustado por nunca ter sido convidado para treinar o FCP e que aproveita todos as oportunidaes para repetir a mesma cassete, onde o ódio de estimação para com o FCP, Pinto da Costa e todos aqueles que servem profissinalemte os Dragões, está sempre presente.
  • Paulo Nogueira Negrões
    30 abr, 2021 Toulouse 22:57
    Hahaha! Já era mais que certo, que algum artista do clube dos cartilheiros. Tinha que ir buscar este velho ressabiado, para continuar a vomitar ódio contra o Porto.
  • Dora Roxo
    30 abr, 2021 Vila Nova de Gaia 22:43
    Manuel José, o invejoso. Ressabiado por não ter categoria para treinar o FCPorto, o melhor clube português. Champions dixit.
  • EU
    30 abr, 2021 PORTUGAL 17:11
    A RAPOSA, como não chegava às uvas dizia que estavam verdes. A VELHINHA morreu desgostosa por nunca ter posto os PÉS no mar. Mas a Velhinha sempre foi RESPEITADORA e não ficava com AZIA por ver os OUTROS a por lá os pés. No MAR, claro.
  • Simone
    30 abr, 2021 Marco de Canaveses 15:32
    Totalmente de acordo com as palavras de Manuel José. No entanto, entendo que mais uma vez, estão a tentar crucificar Ruben Amorim. Vi fotos que revelam um bom número de pessoas, ligeiramente escondidos por detrás e às portas de um camarote contiguo, que foi precisamente o local de onde vieram alguns incultos , que levaram à reacção de R. Amorim. Temos que ser sérios nas análises que fazemos, uma vez que uma vez mais algumas pessoas ligadas ao Braga, estão a armar ciladas a pessoas que integram a comitiva do Sporting Clube de Portugal. Obrigado pelo tempo que me dispensaram.
  • ANDRE
    30 abr, 2021 trofa 15:24
    Manuel José, a idade não perdoa.

Destaques V+