Tempo
|
A+ / A-

Aprovada estratégia anticorrupção. Quem denunciar será protegido e pode ser dispensado de pena

29 abr, 2021 - 13:56 • Cristina Nascimento

Conselho de Ministros aprovou o pacote legislativo. Médias e grandes empresas, públicas e privadas, terão de ter planos de prevenção, códigos de conduta e canais para denúncias internas.

A+ / A-

O Governo aprovou em Conselho de Ministros a Estratégia Anticorrupção. Entre as medidas previstas está a proteção de denunciantes e a possibilidade de dispensa de pena para quem romper o silêncio.

A ministra da Justiça revelou que as médias e grandes empresas, públicas e privadas, terão de ter planos de prevenção, códigos de conduta e canais para denúncias internas.

A dispensa da pena pressupõe algumas condições, nomeadamente, a devolução da dádiva e a colaboração com o Ministério Público.

As medidas foram apresentadas pela ministra da Justiça e o pacote legislativo vai agora ser apreciado na Assembleia da República. Francisca Van Dunem espera que o projeto tenha "o mais amplo consenso" dado que "não há nenhum partido que não tenha interesse no combate à corrupção".

A governante revelou ainda que foram identificadas algumas necessidades de repressão criminal, entre as quais a aproximação do inquérito à data dos factos e facilitar a separação dos processos.

Será também criada uma entidade de acompanhamento para a implementação desta estratégia. Esta entidade será independente e terá um presidente, um vice-presidente e três comissões, especificou a governante.

Os prazos de prescrição vão ser alargados para 15 anos, no caso do funcionários públicos e titulares de cargos políticos, especificou a governante, realçanado que se trata de uma "harmonização".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Bufaria
    29 abr, 2021 É o que isto é 13:17
    Isto não é nenhuma estratégia de combate à corrupção, isto não passa de promover a bufaria, mais nada

Destaques V+