Tempo
|
A+ / A-

Rússia

Navalny aparece em público após greve de fome. "Sou apenas um esqueleto horrível"

29 abr, 2021 - 12:21 • Sofia Freitas Moreira com agências

"Olhei para mim próprio. Sou apenas um esqueleto horrível. Da última vez que pesei 72kg estava provavelmente no 7º ano", disse Navalny, durante a primeira declarações após uma greve de fome de três semanas, que fez para receber atenção médica na prisão.

A+ / A-

Alexey Navalny apareceu em tribunal através de uma videochamada, esta quinta-feira, para recorrer de uma condenação por difamação, na sua primeira aparição pública desde que entrou em greve de fome.

O ativista, crítico do Kremlin, foi preso em fevereiro, num caso separado por violação das condições de liberdade condicional.

Na altura, encontrava-se na Alemanha a recuperar de um envenenamento com o agente Novichok de grau militar da era soviética, quando foi acusado de violar a liberdade condicional. Navalny culpa o Kremlin pelo atentado à sua vida, algo que o governo russo tem negado repetidamente.

Navalny entrou em greve de fome a 31 de março para exigir cuidados médicos na prisão, mas terminou-a na semana passada quando finalmente lhe foi dada atenção médica.

Falou com a esposa, Yulia Navalnya, que estava fisicamente presente no tribunal, contando-lhe pormenores sobre o seu peso e o que comeu pela última vez.

Disse que foi levado para um balneário para que pudesse parecer "decente" para a sua audiência. "Olhei para mim próprio. Sou apenas um esqueleto horrível. Da última vez que pesei 72kg estava provavelmente no 7º ano", disse ele.

Navalny acrescentou que comia "quatro colheres de sopa de papas por dia, hoje cinco, amanhã comerei seis".

Na quinta-feira, o ativista iniciou um processo de recurso para ter a sua condenação por difamar um veterano da Segunda Guerra Mundial, Ignat Artemenko, de 94 anos, anulada. Navalny tinha feito comentários nos meios de comunicação social em junho, criticando um vídeo transmitido pelo canal de televisão estatal RT, no qual várias figuras proeminentes expressaram o seu apoio a alterações controversas à constituição russa. Artemenko encontrava-se entre esses apoiantes.

As alterações constitucionais, apoiadas num referendo de 1 de julho, abriram caminho para que o Presidente russo Vladimir Putin permanecesse no poder até 2036, apesar de governar o país há já duas décadas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+