Tempo
|
A+ / A-

UE

BioNTech admite ser possível vacinar crianças dos 12 aos 15 anos a partir de junho

29 abr, 2021 - 11:15 • Lusa

Atualmente, esta vacina só está autorizada para jovens com 16 anos ou mais.

A+ / A-

Veja também:


O laboratório alemão BioNTech está em vias de submeter o pedido de autorização para uso da sua vacina contra a Covid-19 em crianças de 12 a 15 anos na UE, admitindo a aprovação a partir de junho.

“Na Europa, estamos nos estágios finais antes de submeter” os dados dos ensaios clínicos à Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e a validação deve levar entre quatro e seis semanas, disse o cofundador e diretor da empresa, Ugur Sahin, à revista alemã “Spiegel”.

Esta vacina está atualmente autorizada apenas para pessoas com 16 anos ou mais.

Nos Estados Unidos, a BioNTech e a sua parceira Pfizer já avançaram no início de abril com um pedido de extensão da autorização de emergência da vacina entre os 12 e os 15 anos de idade.

Os pedidos de autorização baseiam-se em dados de ensaios clínicos de fase 3 nesta faixa etária publicados no final de março, “que demonstraram 100% de eficácia” na prevenção da doença, segundo os laboratórios.

A vacina também foi “bem tolerada e os efeitos secundários foram geralmente consistentes com os observados” em pessoas com idades entre os 16 e os 25 anos, acrescentaram a Pfizer e a BioNTech.

Para crianças de 5 a 12 anos, Sahin continua a confiar nos resultados do estudo clínico a decorrer e permanece “no caminho certo” para conseguir a autorização até o início de setembro.

Os resultados de um estudo com crianças ainda mais novas podem estar disponíveis a partir de setembro.

Na quarta-feira, o cofundador, com a esposa, do laboratório de Mainz considerou possível uma “imunidade coletiva” na Europa “em julho ou, o mais tardar, em agosto” e afirmou a sua confiança na eficácia da vacina contra a variante indiana do coronavírus.

A pandemia provocou, pelo menos, 3.137.725 mortos no mundo, resultantes de mais de 148,6 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+