Tempo
|
A+ / A-

INE

Portugal aumenta exportações de bens e reduz importações

28 abr, 2021 - 11:35 • Lusa

Aumento acontece depois da queda homóloga de quase 6% nos últimos três meses de 2020, refere o INE.

A+ / A-

Nos primeiros três meses do ano, as exportações de bens aumentaram 6,0% e as importações diminuíram 5,7% face ao mesmo período do ano passado. Os números são divulgados nesta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

No último trimestre de 2020, tinha-se registado uma quebra homóloga de 3,2% nas exportações e de 9,9 nas importações.

"A estimativa rápida relativa ao 1.º trimestre de 2021, aponta para a aceleração das exportações de bens, que terão aumentado 6,0% relativamente ao período homólogo (-3,2% no 4º trimestre de 2020) e para uma redução menos intensa das importações (-5,7%, face a -9,9% no trimestre anterior)", refere o INE.

Com a divulgação, nesta quarta-feira, da estimativa rápida do “Comércio Internacional de Bens” relativa ao primeiro trimestre, o INE inicia a divulgação antecipada de informação sobre a evolução trimestral das importações e exportações de bens, baseada em informação recolhida até 25 dias após o trimestre de referência.

“Naturalmente, a divulgação mais precoce de resultados comporta uma maior probabilidade de revisões refletindo o menor volume de informação primária disponível, particularmente sobre o último mês do trimestre. Ainda assim, […] a estimativa rápida é em geral muito próxima do resultado habitualmente publicado 40 dias após o trimestre”, refere.

Segundo o INE, a estimativa rápida a 25 dias do "Comércio Internacional de Bens" constitui um dos elementos necessários para a subsequente estimativa rápida a 30 dias do Produto Interno Bruto (PIB) e não substitui a divulgação de informação mensal a 40 dias, que se manterá, contendo informação mais desagregada, por produto e por país.

O próximo destaque mensal do INE com dados do comércio internacional será divulgado em 10 de maio de 2021 e a próxima estimativa rápida, relativa ao segundo trimestre de 2021, em 28 de julho.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+