Tempo
|
48k
Rubrica sobre tecnologia com a jornalista Cristina Nascimento para ouvir quinta-feira, às 13h, e sábado às 7h40.
A+ / A-
Arquivo
48k - Yayagram - 28/04/2021

48k

Neto engenhocas inventa maquineta para avó mandar e receber mensagens

28 abr, 2021 • Cristina Nascimento , André Peralta (sonorização)


Aparelho tem um microfone e uma impressora incorporados. Avó grava mensagens de voz e recebe mensagens escritas que são impressas.

Em tempo de pandemia, quando muitos idosos viram-se privados de contactar os seus familiares, em Espanha, um neto inventou um aparelho para ajudar a avó, de 96 anos, a saber dos netos.

Assim surgiu o Yayagram. O aparelho permite mandar mensagens para oito pessoas e só para essas oito pessoas, tem um microfone e uma impressora térmica incorporados.

Como é que funciona? A avó, quando quer mandar uma mensagem para o neto número 1, por exemplo, liga um cabo, carrega num botão e grava uma mensagem de voz. O aparelho envia essa mensagem para o telemóvel do neto.

Na resposta, o neto envia uma mensagem escrita que, assim que é recebida pela máquina, imprime num papel que a avó pode manusear e ler sem ter de recorrer a um ecrã.

A má notícia é que o produto não está para venda ao público, mas os detalhes de construção do aparelho estão disponíveis com bastante pormenor no Twitter.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • GRAÇA PEREIRA
    28 abr, 2021 PEDRAS PRETAS 16:24
    FIXE! O NETO NÃO PODIA TER INVENTADO MELHOR MÁQUINA. VAI TER SUCESSO QUANDO ISSO ACONTECER OU SER EXPOSTO NO MERCADO PARA VENDA.