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Invenção portuguesa

Lisboa tem os primeiros semáforos do mundo para daltónicos

27 abr, 2021 - 11:55 • João Cunha

Os portugueses daltónicos podem ser, pelo menos, 500 mil. São pessoas incapazes de diferenciar algumas ou todas as cores, o que pode representar um perigo, por exemplo, na hora de atravessar a rua...

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No Dia Europeu da Segurança Rodoviária a Renascença dá a conhecer um projeto-piloto pioneiro no mundo. Os primeiros semáforos para daltónicos foram colocados, à experiência, num cruzamento de Lisboa, a pensar nos cerca de 500 mil portugueses daltónicos.

"Não faço ideia o que seja aquele símbolo ali, no semáforo". A caminho do trabalho, Ester Alves já reparou que, há já alguns dias, os semáforos para peões no cruzamento da Avenida da República com a Avenida Duque de Ávila têm - para alem de mais brilho, por serem novos - têm uns sinais no canto superior esquerdo. Mas não sabe o que são.

São um "acréscimo" às luzes, vermelha e verde. Têm por base o código ColorADD, criado por um designer português, e que já foi aplicado no metro do Porto, na Carris, nos hospitais de São João e dos Capuchos, nos parques da EMEL, em estádios de futebol e agora, também nos semáforos.

Na prática são símbolos que permitem às pessoas com perturbação visual distinguirem as cores. Ao vermelho está associado um triângulo e ao verde uma diagonal por cima de um triângulo.

O novo sistema vai permitir assim, rapidamente, identificar a cor do semáforo.

Há estudos que indicam que enquanto uma pessoa que vê bem vê o verde e arranca na passadeira, o daltónico pode demorar até 90 segundos. Daí a importância de anular esses 90 segundos, em prol da segurança rodoviária.

Instalação fácil

As atuais luzes dos semáforos não têm de sofrer grandes alterações para instalar este sistema. No canto superior esquerdo será colocado este código, " e assim que o semáforo acende, é facilmente identificável por quem for daltónico", explica Miguel Oliveira, do grupo ETRA Portugal, que adaptou os semáforos com este código para daltónicos.

Para as câmaras municipais que aderirem a este projeto, e que pretendam aplicá-lo, será o mesmo que já suportam com a atual substituição das óticas existentes, que passam a ter no canto superior esquerdo um triângulo, para o vermelho, e uma diagonal por cima de um triangulo, para o verde.

De Lisboa para o mundo

A EMEL - Empresa Municipal de Estacionamento de Lisboa, parceira neste projeto piloto, está a monitorizar o impacto destes novos semáforos para depois avaliar se faz sentido espalhá-los pela cidade. Não só nos semáforos para peões, mas eventualmente, também nos semáforos para condutores.

Mas a ideia não se fica por Lisboa. "Neste momento estamos a comunicar com outras autarquias, como a do Porto, com quem já tivemos uma reunião preliminar", explica Miguel Oliveira.

O grupo já entrou também em contacto com autarquias como Madrid, Valência, Barcelona e Vigo, assim como a várias cidades da América Latina, onde a empresa está há décadas instalada.

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  • Vitor da Fonseca
    27 abr, 2021 Edinburgo 12:59
    Medida muito boa, mas quando sera de que Lisboa e Portugal comeca a ter accessos mais faceis para deficientes motorizados, porque negociar as ruas de Lisboa, entrar em edificios oficiais bem como utilizar os tranportes publicos e muito dificil se nao impossivel.

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