Tempo
|
A+ / A-

Explicador

Variante indiana chegou à Bélgica. É mais contagiosa? É culpada pelos recordes de infeções na Índia?

23 abr, 2021 - 07:31 • Sofia Freitas Moreira

A Índia está a lutar contra um aumento recorde das infeções por Covid-19 que tem sobrecarregado hospitais e levado a graves carências de camas e oxigénio. Pela primeira vez, foi identificada na Bélgica. Saiba tudo sobre a variante do coronavírus B.1.617.

A+ / A-

Veja também:


A estirpe da Covid-19 identificada na Índia foi detetada, pela primeira vez, na Bélgica, entre estudantes indianos que viajaram para o país.

A variante do coronavírus B.1.617, que está a degradar rapidamente a situação sanitária na Índia, está a provocar preocupação em vários outros países, que temem que possa ser mais contagiosa e resistente às vacinas.

De acordo com as autoridades belgas os casos foram identificados entre um grupo de estudantes indianos que viajaram para a Bélgica este mês.

Os 20 estudantes de enfermagem fizeram escala em França, no aeroporto Charles de Gaulle, e foram colocados em quarentena nas cidades flamengas de Aalst e Lovaine.

"Estes estudantes estão num isolamento restrito desde que chegaram. 20 dos 43 estudantes estão infetados, à data, pela variante indiana", escreveu no Twitter o microbiologista Emmanuel André, da Universidade Católica de Lovaine.

Na quinta-feira, o Reino Unido identificou mais 55 casos da nova variante do coronavírus. No total, o país regista agora um total de 132 casos prováveis e confirmados da variante.

O ministro da Saúde, Matt Hancock, anunciou na segunda-feira que a Índia seria adicionada à lista vermelha, o que significa que as chegadas terão que ser colocadas em quarentena nos hotéis.

Novo recorde de infeções diárias

A Índia está a lutar contra um aumento recorde das infeções por Covid-19 que tem sobrecarregado os hospitais e levado a graves carências de camas e oxigénio.

Uma questão-chave é se a nova variante com mutações potencialmente preocupantes - B.1.617 - está por trás do que é atualmente o surto de crescimento mais rápido do mundo, que contou mais de 330 mil novas infeções, esta sexta-feira.

É o segundo dia seguido que a Índia regista o número mais alto de novos casos diários, a nível mundial, desde o início da pandemia.

O que é a variante indiana?

Os vírus estão sempre em mutação, produzindo diferentes versões ou variantes de si mesmos.

A maioria destas mutações são insignificantes - e algumas podem até tornar o vírus menos perigoso - mas outras podem torná-lo mais contagioso e mais difícil de vacinar contra ele.

Esta variante - oficialmente conhecida como B1617 - foi detetada pela primeira vez na Índia, em outubro de 2020, explica a BBC.


Até que ponto se espalhou?

Os testes de amostras não estão suficientemente difundidos em toda a Índia para determinar até que ponto ou quão rapidamente a variante se está a espalhar.

Foi detetada em 220 das 361 amostras de Covid-19 recolhidas entre janeiro e março, no estado indiano ocidental de Maharashtra.

Entretanto, foi detetada em pelo menos 21 países, de acordo com a base de dados global da GISAID. As viagens internacionais parecem ter trazido a variante para o Reino Unido.

A Saúde Pública Inglaterra listou a variante da Índia como uma das várias "variantes sob investigação", mas não a considera até agora suficientemente séria para ser classificada como uma "variante de preocupação".

É mais contagiosa ou perigosa?

Os cientistas ainda não sabem se esta variante é mais infeciosa ou resistente às vacinas.

Jeremy Kamil, virologista da Universidade Estatal da Louisiana, diz que uma das suas mutações é semelhante às observadas nas variantes identificadas na África do Sul e no Brasil.

Esta mutação pode ajudar o vírus a escapar aos anticorpos do sistema imunitário que podem combater o coronavírus com base na experiência de uma infeção anterior ou de uma vacina, mas o que parece ser mais preocupante neste momento é a variante identificada no Reino Unido, que se propagou a mais de 50 países.

"Duvido que a variante indiana seja mais contagiosa do que a variante britânica - e não devemos entrar em pânico", diz Kamil.

É a causa pelo aumento de casos na Índia?

A Índia tem relatado cerca de 200 mil casos diariamente desde 15 de abril - muito além do seu pico de 93 mil casos por dia no ano passado. As mortes também têm vindo a aumentar.

"A elevada população e densidade da Índia é uma incubadora perfeita para este vírus experimentar mutações", diz Ravi Gupta, professor de microbiologia clínica da Universidade de Cambridge.

Contudo, a onda de casos na Índia pode ter sido causada por grandes concentrações, e pela falta de medidas preventivas, tais como o uso de máscaras ou distanciamento social.

Também é possível que haja uma relação de causa e efeito com a nova variante, mas ainda há falta de provas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+