Tempo
|
A+ / A-

Covid-19

Regulador europeu "acompanha de perto" impacto das variantes nas vacinas

27 abr, 2021 - 19:13 • Lusa

A EMA alerta ainda que, "como com qualquer vacina, a vacinação contra a covid-19 pode não proteger todos os recetores da vacina, pelo que é importante manter medidas de saúde pública

A+ / A-

Veja também:


A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) está a "acompanhar de muito perto" a evolução das variantes do SARS-CoV-2 e o seu eventual impacto nas vacinas anticovid-19 já aprovadas na União Europeia (UE), tendo pedido mais dados às farmacêuticas.

"A EMA está a acompanhar de muito perto a situação no que diz respeito às variantes de vírus. A agência solicitou a todos os fabricantes de vacinas que investiguem se a sua vacina pode oferecer proteção contra quaisquer novas variantes, por exemplo, as identificadas no Reino Unido, África do Sul e Brasil, e que apresentem dados relevantes", indica o regulador europeu em resposta escrita enviada à agência Lusa.

Numa altura em que o setor farmacêutico admite que seja necessário um reforço das doses das vacinas, como já veio dizer a Pfizer admitindo uma terceira dose do seu fármaco, a agência europeia não responde diretamente a esta questão da Lusa, indicando antes que "todos os estudos, pré-clínicos, clínicos ou provas do mundo real terão de ser formalmente examinados pela EMA e outros reguladores para concluir sobre o nível de proteção que as vacinas atuais oferecem contra as novas estirpes".

Já questionada pela Lusa sobre eventuais conclusões relativas ao tempo e tipo de imunidade dada pelas vacinas anticovid-19, a EMA explica que este impacto "na propagação do vírus SARS-CoV-2 na comunidade ainda não é conhecido".

"Ainda não se sabe se as pessoas vacinadas ainda podem ser capazes de transportar e propagar o vírus", acrescenta.

Contextualizando que "para se compreender como as vacinas reduzem a propagação do vírus na comunidade [...] preciso é realizar estudos no mundo real após um grande número de pessoas terem sido vacinadas", a EMA garante que isto "está atualmente a ser investigado".

Ainda assim, "os primeiros estudos observacionais de países como Israel, onde os níveis de vacinação já são elevados, sugerem que as taxas de infeção estão a diminuir, fornecendo as primeiras provas de vacinas que reduzem a propagação", realça.

"Precisaremos de ver dados de estudos sobre este assunto antes de se poderem tirar conclusões finais", adianta a EMA.

O regulador europeu diz também que, apesar de "os dados sobre a prevenção de doenças graves, hospitalização e morte por ensaios clínicos serem limitados, todos mostram uma tendência para um elevado nível de proteção" devido às vacinas anticovid-19.

A EMA alerta ainda que, "como com qualquer vacina, a vacinação contra a covid-19 pode não proteger todos os recetores da vacina, pelo que é importante manter medidas de saúde pública, tais como máscaras faciais e distância social".

As variantes detetadas no Reino Unido, África do Sul e Brasil têm vindo a propagar-se na UE, com destaque para a estirpe britânica, que representa grande parte dos novos casos ao nível europeu.

A estas junta-se a estirpe detetada na Índia, que está a degradar rapidamente a situação sanitária naquele país e a provocar preocupação em vários países, que temem que possa ser mais contagiosa e resistente às vacinas.

Esta variante foi detetada em outubro no oeste da Índia, sendo qualificada como uma "dupla mutação" porque é constituída por duas variantes do vírus SARS-CoV-2. Esta é a primeira vez que estas características foram encontradas juntas numa variante com propagação significativa.

Atualmente, estão aprovadas quatro vacinas na UE: Comirnaty (nome comercial da vacina Pfizer/BioNTech), Moderna, Vaxzevria (novo nome do fármaco da AstraZeneca) e Janssen (grupo Johnson & Johnson).

A ferramenta "online" do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) para rastrear a vacinação da UE, que tem por base as notificações dos Estados-membros, indica que 9% da população adulta da UE já está totalmente inoculada (com as duas doses), enquanto 24,3% recebeu a primeira dose da vacina, ainda longe da meta dos 70% estipulada pela Comissão Europeia para final do verão.

Já em termos absolutos, os dados do ECDC referem que 121,5 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 foram administradas na UE até hoje, de um total de quase 141 milhões de doses entregues aos países.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+