Tempo
|
A+ / A-

Covid-19

EUA suspendem uso de máscara para vacinados fora de contexto de multidão

27 abr, 2021 - 18:40 • Lusa

A nova orientação representa outra etapa cuidadosamente calibrada no caminho de volta ao normal desde a pandemia de Covid-19 que matou mais 570.000 pessoas nos Estados Unidos

A+ / A-

Veja também:


Os norte-americanos vacinados contra a Covid-19 não precisam de usar máscaras ao ar livre, exceto quando estão integrados numa multidão, disseram esta terça-feira as autoridades sanitárias dos Estados Unidos.

“Se estiver totalmente vacinado e quiser participar num pequeno encontro com pessoas vacinadas e não vacinadas, os dados científicos mostram que pode fazer isso com segurança, sem máscara”, afirmou Rochelle Walensky, diretor do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC), principal agência federal de saúde pública.

A nova orientação representa outra etapa cuidadosamente calibrada no caminho de volta ao normal desde a pandemia de Covid-19 que matou mais 570.000 pessoas nos Estados Unidos.

“Por outro lado, continuamos a recomendar o uso de máscara durante atividades e em locais movimentados, como estádios lotados ou concertos”, acrescentou a responsável durante uma conferência de imprensa.

A mudança acontece num momento em que mais de metade dos adultos norte-americanos já recebeu pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19 e mais de um terço foi totalmente imunizado.

“É o regresso da liberdade”, afirmou Mike Saag, especialista em doenças infecciosas da Universidade do Alabama, em Birmingham, que saudou a mudança.

“É o regresso à possibilidade de fazer atividades normais novamente. Ainda não estamos lá, mas estamos na rampa de saída e isso é uma coisa bonita”, apontou.

Mais pessoas precisam de ser vacinadas e continuam as preocupações sobre as variantes e outras possíveis mudanças na epidemia.

Porém, Saag disse que a nova orientação é uma recompensa sensata após o desenvolvimento e distribuição de vacinas eficazes e da participação voluntária de 140 milhões de norte-americanos para serem inoculados.

Biden enaltece progresso

O Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), o democrata Joe Biden, enalteceu esta terça-feira o "progresso extraordinário" do país no combate à pandemia nos últimos meses, advertindo, contudo, para o "longo caminho" que ainda falta percorrer.

"Ainda há um longo caminho a percorrer", apesar do "progresso extraordinário" no que diz respeito à diminuição do número de óbitos associados à covid-19, referiu Biden durante uma conferência de imprensa, durante a tarde de hoje, na Casa Branca, transmitida através da rede social Twitter.

O chefe de Estado norte-americano também recorreu ao Twitter para enfatizar o "grande anúncio" do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA: "Se estiverem totalmente vacinados – e se estiverem ao ar livre e com um grupo que não seja grande – não precisam de utilizar máscara."

O CDC, que foi cauteloso nas suas orientações durante a crise sanitária, essencialmente apoiou aquilo que muitos norte-americanos já fizeram nas últimas semanas.

Segundo o CDC, totalmente vacinadas ou não, as pessoas não precisam de usar máscaras ao ar livre quando caminham, andam de bicicleta ou correm sozinhas ou com membros da sua família.

Além disso, podem também ir sem máscara a pequenas reuniões no exterior com pessoas totalmente vacinadas.

A partir daí, o CDC tem orientações diferentes para pessoas que estão totalmente vacinadas e as que não estão.

Pessoas não vacinadas – definidas pelo CDC como aquelas que ainda não receberam as duas doses da vacina Pfizer-BioNTech ou Moderna ou a fórmula única da Johnson & Johnson – devem usar máscaras em reuniões ao ar livre que incluam outras pessoas não vacinadas e também em restaurantes ao ar livre.

Pessoas totalmente vacinadas não precisam de esconder o rosto nessas situações, segundo aquela agência.

No entanto, todos devem continuar a usar máscaras em eventos ao ar livre lotados, como eventos desportivos ou concertos.

A agência continua a recomendar máscaras em locais públicos fechados, como cabeleireiros, restaurantes, centros comerciais, museus e cinemas.

Babak Javid, médico cientista da Universidade da Califórnia, em São Francisco, disse que as novas orientações são sensatas.

“Na grande maioria dos cenários exteriores, o risco de transmissão é baixo”, referiu Javid.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 3.122.150 mortos no mundo, resultantes de mais de 147,7 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

[Notícia atualizada às 21h06]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    27 abr, 2021 Madeira 19:10
    Sim, mas de lá no caso Covid-19, estão mais atrasados que nós e não dão lições à Europa.

Destaques V+