Tempo
|
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

​O novo fôlego do leão

26 abr, 2021 • Opinião de Ribeiro Cristovão


Não foi um jogo entusiasmante aquele a que se assistiu na capital minhota, sobretudo pela forma como decorreram os primeiros minutos, e por algumas intervenções infelizes do árbitro designado para dirigir o encontro.

Era convicção quase geral que o desafio da Pedreira poderia vir a ter influência decisiva, ou quase, na disputa dos lugares cimeiros da classificação geral da Liga.

Vindo de resultados e exibições pouco convincentes, o Sporting corria sérios riscos frente a um Sporting de Braga para quem a conquista de três pontos poderia definir o futuro da sua carreira e ajudar incomodar o Benfica na luta pelo terceiro lugar.

E as suspeitas sobre o que poderia acontecer aos lisboetas estavam mesmo a ganhar espaço todos os dias, ainda que tendo em conta o facto de já terem ganho por duas vezes, nesta época, à formação arsenalista.

Não foi um jogo entusiasmante aquele a que se assistiu na capital minhota, sobretudo pela forma como decorreram os primeiros minutos, e por algumas intervenções infelizes do árbitro designado para dirigir o encontro.

Um cartão vermelho poupado a Fransérgio e outro, da mesma cor, mostrado a Gonçalo Inácio, acabariam por dar ao jogo uma feição diferente daquilo que se estava à espera.

Há quem opine que, muitas vezes, é mais complicado jogar contra dez, por uma razão simples de entender: a equipa atingida com o castigo de expulsão refina o seu sistema defensivo e o grupo torna-se muito mais solidário, colocando em sérios embaraços aqueles que alinham com onze.

No fundo, foi isso que aconteceu. Mesmo atacando pouco, o Sporting foi mais eficaz, porque não deitou fora a oportunidade que se deparou ao seu herói da noite. E ao obter o golo solitário da noite, os leões foram buscar forças onde parecia não existirem, e assim voltar a alimentar esperanças à sua gente de que é possível lutar pelo ao título com a concorrência mais direta.

Hoje à noite ver-se-à se Porto e Benfica vão estar à altura, ainda que se lhes reconheçam tarefas difíceis em Moreira de Cónegos e no estádio da Luz. É que a vitória dos leões em Braga acabou por ir contra as perspetivas que alguns discursos já apontavam como sendo favoráveis às pretensões de ambos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.