Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Governo de Espanha apoia candidatura com Portugal ao Euro 2028 de andebol

26 abr, 2021 - 15:53 • Lusa

EHF recebeu mais sete pré-candidaturas para organizar a competição, que decorrerá entre 13 e 30 de janeiro de 2028.

A+ / A-

O governo espanhol manifestou, esta segunda-feira, o seu apoio à candidatura conjunta de Espanha e Portugal à organização do Campeonato da Europa de andebol de 2028, que ambos os países já submeteram à Federação europeia (EHF).

A posição foi assumida durante um encontro realizado entre o presidente do Conselho Superior de Desporto (CSD), José Manuel Franco, e da Federação Espanhola de Andebol, Francisco Blázquez.

“O CSD, o Ministério da Cultura e do Desporto e todo o governo vão apoiar apaixonadamente a candidatura”, afirmou Franco, enaltecendo a capacidade do país em organizar grandes eventos e a enorme tradição do andebol com mais de 100 mil praticantes.

Portugal e Espanha pretendem organizar em conjunto o Euro 2028 de andebol, pelo que enviaram à Federação Europeia de Andebol (EHF), em outubro de 2020, uma pré-candidatura para o efeito.

Para além da ibérica, a EHF recebeu mais sete propostas para organizar a competição, que decorrerá entre 13 e 30 de janeiro de 2028.

Há seis países que pretendem organizar o evento a título individual — Bélgica, Croácia, Estónia, França, Suíça e Suécia — e uma outra candidatura conjunta da Noruega e Dinamarca.

A atravessar um bom momento no andebol a nível internacional, quer de seleções quer de clubes, Portugal pretende voltar a receber a elite mundial, depois de ter organizado o Mundial em 2003.

A EHF reúne em junho para analisar as pré-candidaturas submetidas e divulgará em novembro a proposta ganhadora.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+