Tempo
|
A+ / A-

Governo quer subida do salário mínimo em 40 euros, no próximo ano

23 abr, 2021 - 14:18 • Olímpia Mairos

A confirmar-se a pretensão, o montante da remuneração mínima é elevado para os 705 euros por mês.

A+ / A-

O Governo quer aumentar o salário mínimo nacional em cerca de 40 euros no próximo ano, um acréscimo de perto de 6% face aos atuais 665 euros. A notícia é avançada pelo jornal “online” Dinheiro Vivo, que cita fonte oficial do Ministério das Finanças.

A confirmar-se este aumento, quer para o setor privado quer para a função pública, o salário mínimo passará a ser de 704, 9 (705 euros) por mês.

A medida vai contemplar um universo superior a 800.000 pessoas, cerca de um quinto dos trabalhadores por conta de outrem, representando uma despesa adicional para o Estado de 72 milhões de euros, uma vez que também serão aumentados os vencimentos de quase 104 mil funcionários públicos.

O Governo, tal como consta do seu programa, quer atingir a meta dos 750 euros em 2023, no final da legislatura, o que implicará, depois, um esforço de 6,4%.

Este ano, o aumento foi de 30 euros e foi também acompanhado de uma promessa de compensação para as empresas, mas, até aqui, ainda não foi anunciada qualquer medida.

Nos últimos 12 anos, o salário mínimo nacional teve atualizações nominais todos os anos, à exceção do período entre 2012 e meados de 2014 (congelado nos 485 euros).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Patrão miseravel
    23 abr, 2021 Aqui 14:45
    O Patronato já deve estar a preparar o choradinho habitual e a elencar as medidas de apoio que vão pedir em troca, tipo isenção de impostos, e Estado comprar excedentes que não vendem...

Destaques V+