Tempo
|
A+ / A-

Ferro Rodrigues admite que o estado de emergência pode ser prolongado

22 abr, 2021 - 11:43 • Redação

"Temos sempre que prevenir." Presidente da Assembleia da República admite que o estado de emergência pode ter de ser prolongado mais 15 dias em Maio.

A+ / A-
"Não sou um otimista profissional". Ferro Rodrigues diz recear mais 15 dias de estado de emergência em maio
"Não sou um otimista profissional". Ferro Rodrigues diz recear mais 15 dias de estado de emergência em maio

O presidente da Assembleia da República admite que o estado de emergência pode ser prolongado por mais duas semanas em maio. A hipótese foi admitida na entrevista ao programa Hora da Verdade, da Renascença e do jornal “Público”.

“Estamos todos a trabalhar para tudo corra bem nestes 15 dias, mas temos sempre que prevenir e temos sempre que, além de desconfinar, desconfiar de que as coisas podem não correr exatamente como nós queremos”, afirmou, reconhecendo que as pessoas estão saturadas do estado de emergência.

Segundo Ferro Rodrigues, “o que se está a passar em Espanha, a França, Itália, mesmo a Alemanha, é algo que suscita muita preocupação e não podemos iludir-nos de que pelo facto de em Portugal haver uma diminuição de casos e de vítimas automaticamente signifique que daqui a 12 dias estejamos no mesmo ponto. Vamos ver o que vai acontecer”.

“Vamos ver se se torna dispensável o estado de emergência para algumas medidas que, mesmo que sejam em apenas alguns locais do país, sejam necessárias continuar a tomar a partir de maio. Não podemos dizer taxativamente que não vai acontecer”, concluiu.

Orçamento do Estado. Governo deve iniciar negociações com os partidos "que o apoiaram na primeira legislatura, mas aberto a todos"
Orçamento do Estado. Governo deve iniciar negociações com os partidos "que o apoiaram na primeira legislatura, mas aberto a todos"
Ferro Rodrigues. “Estou perfeitamente de acordo” com Marcelo sobre enriquecimento ilícito
Ferro Rodrigues. “Estou perfeitamente de acordo” com Marcelo sobre enriquecimento ilícito

Sobre o próximo Orçamento do Estado, Ferro Rodrigues defende que o Governo deve ser “mais proativo” a negociar com os partidos de esquerda, mas também a dialogar com o PSD e que quem tiver responsabilidade por qualquer crise política “vai pagar severamente nas urnas”.

“Quem tiver responsabilidade por uma crise política vai pagar severamente nas urnas essa responsabilidade. O país está numa situação muito grave, não só por causa da pandemia, mas devido à crise económica. Estamos a viver um período em que o que era desejável era que a base de apoio das decisões fosse mais alargada e não menos alargada”, afirmou.

Noutro tema, Ferro concorda com Marcelo Rebelo de Sousa quanto à urgência de melhorar a lei contra o enriquecimento ilícito e diz que isso pode ser feito sem pôr em causa princípios constitucionais.

Numa entrevista, defende que a lei que existe pode ser melhorada e que tal é possível sem colocar em causa os princípios da presunção da inocência e da inversão do ónus da prova.

Diz também que a proposta da Associação Sindical dos Juízes sobre o assunto “é perfeitamente complementar” e pode melhorar a verdadeira ação contra o que apelida de “vigarices”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+