Tempo
|
A+ / A-

Em plena pandemia, postos de trabalho no futebol profissional subiram 20,7%

22 abr, 2021 - 15:43 • Redação

Volume de negócios da época passada foi superior a 750 milhões de euros. Estudo conclui que o futebol profissional representa 0,26% da riqueza nacional.

A+ / A-

Apesar de ter sido uma época marcada pela pandemia, a Liga Portugal anuncia que o futebol profissional português cresceu 20,7% em postos de trabalho. Os dados são revelados pela liga na quarta edição do Anuário do Futebol Profissional Português, produzido pela EY, numa parceria com a Liga Portugal.

Apesar dos constrangimentos causados pela pandemia e da quebra de receitas com os estádios fechados ao público, o futebol profissional cresceu de 2621 postos de trabalho diretos para 3163, o que representa um aumento de 20,7% na empregabilidade da indústria na época 2019-20, face à anterior.

Os jogadores foram os agentes desportivos com a maior fatia remuneratória, com 244 milhões de euros.

A suspensão temporária da I Liga e o cancelamento das últimas 10 jornadas da II Liga tiveram um impacto negativo nas receitas dos clubes, mas inferior ao esperado pela Liga. Verificou-se uma quebra das receitas em 11%, em comparação com a época passada, quando se previam quebras entre os 15-37%.

Impacto no PIB

No total, o volume de negócios dos clubes foi superior a 750 milhões de euros, o que contribuiu em 494 milhões de euros para o PIB português, um valor 10% inferior à época anterior. O estudo conclui que o futebol profissional representa 0,26% da riqueza nacional.

Pedro Proença, pesidente da Liga, ressalva que “os decréscimos existentes em alguns números estão diretamente relacionados com a pandemia da Covid-19”, salientando, porém, a coragem dos clubes da I Liga, de “contra todos seguir em frente e terminar a temporada”.

“É preciso, mesmo assim, e perante todas as contrariedades, enaltecer o aumento dos postos de trabalho, falando apenas de forma direta. Naturalmente, a indústria ressentiu-se e contribuiu valores abaixo do período homólogo, mas que, ainda assim, nos revela um impacto menor do que seria esperado", termina.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+