Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19: Afinal, foram 5.000 as vacinas inutilizadas em Famalicão

21 abr, 2021 - 14:00 • Liliana Monteiro, com Lusa

Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte vai abrir um inquérito para apurar as "devidas responsabilidades".

A+ / A-

Veja também:


O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, adiantou hoje que cerca de 5.000 vacinas, e não 3.500, ficaram inutilizadas na sequência da falha energética que ocorreu esta madrugada no centro de vacinação de Famalicão.

Neste âmbito, a Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte vai abrir um inquérito para apurar as "devidas responsabilidades" nesta situação, afirmou António Lacerda Sales, no final da cerimónia de entrega da Bolsa D. Manuel de Mello, no Porto.

"Estas vacinas serão, obviamente, substituídas e ninguém ficará por vacinar", garantiu.

O governante frisou que num processo em que se vacinam 10 milhões de pessoas é natural que ocorram "falhas como estas e outras que também já aconteceram".

"São situações que no meio de uma logística tão complexa podem acontecer e todos o compreenderão", reforçou.

Lacerda Sales indicou tratarem-se de vacinas da AstraZeneca e da Pfizer, sendo que "uma pequena parte" das 5.000 doses poderá ser aproveitada, embora se trate de uma quantidade residual.

O coordenador da "task force" do plano de vacinação nacional, o vice-almirante Gouveia e Melo, tinha referido, pouco antes, que seriam 2.400 doses inutilizadas em Famalicão. Segundo apurou a Renascença, nessa altura os números ainda não estavam fechados.

Fonte ligada ao processo de vacinação disse à Renascença que cerca de cinco mil vacinas da AstraZeneca, Pfizer e Moderna ficaram estragas em Famalicão.

Este incidente faz aumentar de cinco para dez mil o número de vacinas inutilizadas em Portugal desde o início do processo de vacinação. Até agora, o país recebeu quase três milhões de doses.

O presidente da Câmara de Vila Nova de Famalicão anunciou esta quarta-feira, em conferência de imprensa, que 3.500 vacinas ficaram inutilizadas na sequência da falha energética que ocorreu na madrugada de hoje no centro de vacinação local.

Em conferência de imprensa, Paulo Cunha explicou ao final da manhã que a falha energética apenas se registou na parte onde estão armazenadas as vacinas, instalada num complexo cedido às autoridades de saúde pela autarquia, acrescentando que está em curso um inquérito por parte da autarquia e das autoridades de saúde.

O autarca lamentou que os elementos da equipa de segurança que assegura a vigilância exterior do complexo, contratada pelo município a pedido das autoridades sanitárias, não tenham autorização das autoridades de saúde para aceder ao interior do mesmo e ao local onde estão guardadas as vacinas.

[notícia atualizada às 15h19]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+