Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cimeira do Clima

Dalai Lama e 100 outros laureados com o Nobel apelam ao fim gradual dos combustíveis fósseis

21 abr, 2021 - 12:40 • Sofia Freitas Moreira com Redação

Carta assinada pelos 101 laureados foi enviada a Joe Biden e aos restantes líderes que vão participar na Cimeira do Clima virtual da próxima quinta-feira. "O sistema de combustíveis fósseis é global e requer uma solução global - uma solução para a qual a Cimeira dos Líderes sobre o Clima deve trabalhar", escreveram eles. "E o primeiro passo é manter os combustíveis fósseis no terreno".

A+ / A-

Na véspera de alguns dos líderes mais poderosos do mundo se reunirem na cimeira virtual do clima, convocada pelo Presidente norte-americano, Joe Biden, o Dalai Lama e outros 100 laureados com o Prémio Nobel têm uma mensagem clara: manter os combustíveis fósseis no solo.

De acordo com a CNN, os 101 laureados com o Prémio Nobel escreveram a Biden e aos participantes na reunião de quinta-feira, exortando-os a tomar medidas concretas para eliminar gradualmente os combustíveis fósseis, com o objetivo de evitar alterações climáticas catastróficas.

"A queima de combustíveis fósseis é responsável por quase 80% das emissões de dióxido de carbono desde a revolução industrial", lê-se na carta. "Permitir a expansão contínua desta indústria é inconcebível".

Os signatários deixam claro que acreditam que cabe aos participantes da cimeira agir. "Os líderes, não a indústria, detêm o poder e têm a responsabilidade moral de tomar medidas corajosas para enfrentar esta crise", dizem eles.

Os laureados delineiam três passos que dizem que os líderes mundiais precisam de tomar: acabar com qualquer nova expansão da produção de petróleo, gás e carvão; eliminar gradualmente a produção existente de combustíveis fósseis de uma forma justa e equitativa e investir fortemente na transição global para as energias renováveis.

"Para além de serem a principal fonte de emissões, há poluição local, custos ambientais e de saúde associados à extração, refinação, transporte e queima de combustíveis fósseis. Estes custos são frequentemente pagos pelos povos indígenas e comunidades marginalizadas", diz a carta.

A carta, que foi coordenada pela Iniciativa do Tratado de Não-Proliferação de Combustíveis Fósseis, foi assinada por alguns dos mais distintos cientistas, construtores e escritores de paz do mundo.

A longa lista de signatários inclui Jody Williams, que recebeu o Prémio da Paz de 1997 pela sua campanha de proibição das minas terrestres; a ativista dos direitos das mulheres e vencedora do Prémio da Paz de 2011 Leymah Gbowee; Frances H. Arnold, que recebeu o prémio de química de 2018 por realizar a primeira "evolução dirigida" das enzimas; Harald zur Hausen, o laureado de 2008 em medicamentos e fisiologia que descobriu que o vírus do papiloma humano causa cancro do colo do útero; Elfriede Jelinek, laureada em 2005 na literatura, e Christopher Pissarides, laureado em 2010 em Economia.

Os apelos à eliminação gradual dos combustíveis fósseis não são novos. As Nações Unidas dizem que tal passo é necessário se a humanidade quiser travar as catastróficas alterações climáticas provocadas pelo homem.

O objetivo do Acordo Climático de Paris de 2015 é limitar o aquecimento a menos de 2 graus Celsius e tão próximo quanto possível de 1,5 graus acima dos níveis pré-industriais.

Para o conseguir, o mundo precisa de reduzir a produção de combustíveis fósseis em cerca de 6% todos os anos entre 2020 e 2030, mas as projeções atuais mostram um aumento anual de 2%, de acordo com o relatório do UN Production Gap.

A ONU afirmou, no ano passado, que o mundo está no caminho para produzir 120% mais combustíveis fósseis até 2030 do que os cientistas dizem ser admissível para impedir o aquecimento do planeta em mais de 1,5°C, e 50% mais do que podemos queimar para manter o aquecimento a 2°C.

E embora a pandemia tenha causado uma ligeira queda nas emissões globais de gases com efeito de estufa no ano passado, um novo relatório publicado esta semana pela Agência Internacional de Energia afirmou que uma nova subida dos valores já está a acontecer.

O relatório estima que as emissões de carbono provenientes da utilização de energia aumentem 1,5 mil milhões de toneladas em 2021, uma vez que o consumo pesado de carvão na Ásia, e na China, em particular, compensa o crescimento rápido das fontes renováveis. Este seria o segundo maior aumento anual das emissões relacionadas com a energia na história.

Os autores da carta afirmam que os esforços para cumprir os termos do Acordo de Paris e para reduzir a procura de combustíveis fósseis serão minados se a oferta continuar a crescer.

"O sistema de combustíveis fósseis é global e requer uma solução global - uma solução para a qual a Cimeira dos Líderes sobre o Clima deve trabalhar", escreveram eles. "E o primeiro passo é manter os combustíveis fósseis no terreno".

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+