Tempo
|
A+ / A-

George Floyd

"Chega de mortes insensíveis". Condenação de Chauvin é um "passo em frente", diz Biden

21 abr, 2021 - 00:39 • André Rodrigues com agências

"Ninguém deve estar acima da lei, e o veredito de hoje envia essa mensagem. Mas não é suficiente, não podemos parar aqui", reconheceu o Presidente americano.

A+ / A-

O presidente dos EUA, Joe Biden, considerou esta quarta-feira que a decisão do júri, que considerou o antigo agente da políca de Minneapolis, Derek Chauvin, culpado pela morte de George Floyd, é “um caso raro, mas um passo gigante em direção à justiça para todos na América”.

"Foi um assassinato em plena luz do dia e arrancou as vendas para o mundo inteiro ver o racismo sistémico, uma mancha na alma de nossa nação, o joelho no pescoço da justiça para os negros norte-americanos", disse Biden.

“Chega de mortes insensíveis, chega!”, exclamou o presidente norte-americano.

Antes desta declaração, a partir da Casa Branca, o presidente norte-americano falou ao telefone com a família de George Floyd, logo após a leitura do veredito no tribunal de Minneapolis.

O momento foi captado pelo advogado da família Floyd e partilhado no Twitter.

"Ninguém deve estar acima da lei, e o veredito de hoje envia essa mensagem. Mas não é suficiente, não podemos parar aqui", reconheceu o Presidente americano.

“Para conseguirmos uma mudança e uma verdadeira reforma, podemos e devemos fazer mais para reduzir a probabilidade de tragédias como esta acontecerem novamente", acrescentou, referindo que a decisão do júri de Minneapolis deve ser encarada com a esperança, por parte da comunidade de negra de que “não deve temer interações com a polícia”.

"Eles não devem ter de se preocupar se os seus filhos ou filhas voltarão a casa depois de irem ao supermercado, ou simplesmente estarem na rua, a conduzir ou a brincar no parque”, mas isso “exige reconhecer e enfrentar o racismo sistémico e as disparidades raciais que existem no policiamento e no nosso sistema de justiça criminal”, declarou Biden.

Kamala Harris. “Somos todos parte do legado de George Floyd”

A vice-presidente dos EUA reconheceu, esta quarta-feira, que o país ainda tem “um longo caminho pela frente” no combate à violência policial com motivações racistas.

"Hoje sentimos um suspiro de alívio. Ainda assim, não pode tirar a dor. Uma medida de justiça não é o mesmo que justiça igual. Este veredito aproxima-nos [dessa justiça igual para todos], mas o facto é que ainda temos trabalho a fazer . Ainda precisamos reformar o sistema", disse Kamala Harris.

Para a vice-presidente dos EUA, este caso e o seu desfecho trágico demonstram que a vida da população merece ser “valorizada".

"Esta é a verdade sobre a injustiça racial, não é apenas um problema da América negra ou um problema de pessoas de cor. É um problema para todos os norte-americanos”, acrescentou.

"Todos nós fazemos parte do legado de George Floyd e o nosso trabalho agora é honrá-lo”, rematou Harris.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+