Tempo
|
A+ / A-

Fernando Santos

Cristiano Ronaldo não repetirá o episódio da braçadeira

21 abr, 2021 - 07:07 • Pedro Azevedo , Carlos Dias

Fernando Santos teve uma conversa com o capitão da seleção nacional. "Não foi agradável", mas é caso encerrado.

A+ / A-
Cristiano Ronaldo não repetirá o episódio da braçadeira
Cristiano Ronaldo não repetirá o episódio da braçadeira

Fernando Santos conversou com Cristiano Ronaldo e garante que o capitão não repetirá o episódio na Sérvia, em que atirou a braçadeira ao chão após lhe ter sido anulado um golo válido no último lance do jogo.

“Tive uma conversa com o Ronaldo como tenho com todos os jogadores, mas não vou revelar. Não acredito que o episódio se venha a repetir. Quando falei com ele, eu vinha da conferência de imprensa e ele já tinha publicado um 'post' em que mostra claramente o seu sentimento que todos conhecemos e reconhecemos. Não foi um episódio agradável, mas fica a uma grande distância de outros episódios", salienta o selecionador nacional, em entrevista a Bola Branca.

Fernando Santos lembra que o jogo com a Sérvia, de apuramento para o Mundial 2022, "era um jogo importantíssimo".

"Há um golo no último minuto em que quem vê melhor é ele e o Bernardo. Eu até perguntei ao Bernardo e ele disse-me que rematou como rematou porque pensou que a bola do Ronaldo estava lá dentro. Em condições normais, o Bernardo tinha feito golo. O Cristiano teve uma reação demasiado a quente, ele sabe que não foi agradável, mas é claro que não volta a repetir”, refere.

Gestão de Ronaldo até ao Qatar


Cristiano Ronaldo chegará ao europeu com 36 anos e quatro meses e quase 50 jogos oficiais na presente época. Um aspeto a ter em conta pelo selecionador.

“Sempre fizemos gestão. Fizemos com Ricardo Carvalho, com Bruno Alves e com todos. Olhamos para o número de jogos, idade e performance. Depende da gestão que vamos fazer a nível do treino ou do jogo", refere Fernando Santos.

Cristiano Ronaldo pelo fator idade é um jogador experiente e mantém intacta a capacidade de finalização, no entanto, já não é um jogador de explosão. Ainda assim, Fernando Santos não vê Ronaldo como um "nove" puro.

Fernando Santos diz que seleção vai jogar para revalidar estatuto de campeão
Fernando Santos diz que seleção vai jogar para revalidar estatuto de campeão

“O avançado-centro é uma coisa e os avançados são outra. Um ponta de lança é por exemplo um jogador como o Jardel que jogava num raio de 10 ou 15 metros e não saia disso nem nós queríamos. O Cristiano não tem essas características. Vai ser sempre um avançado. Na minha perspetiva, cada vez menos a vir da esquerda para o centro e partindo mais do centro. Tendencialmente mais na zona central, mas depende das características de cada jogo. Com o passar do tempo, há coisas que já não se pode fazer de forma igual."

Depois do Europeu, a próxima fase final de uma grande competição de seleções será o Mundial do Qatar, em novembro e dezembro de 2022. Cristiano Ronaldo terá 37 anos e nove meses. Não obstante, Fernando Santos acredita que poderá contar com o capitão.

“Mentalmente, acredito que estará disponível, mas futurologia é difícil. Conhecendo as suas capacidades físicas e se continuar mentalmente forte como ele é, naturalmente que acredito que estará nessa prova”, afiança.

José Mourinho depois de 2024?


Fernando Santos tem contrato com a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) válido até 2024. É o ano do fim do terceiro mandato do atual presidente da FPF, Fernando Gomes. O selecionador ainda não traçou planos para depois dessa data.

“Quando fui convidado, Fernando Gomes disse-me que gostaria de contar comigo no seu projeto e o seu projeto termina em 2024. Até lá, estou comprometido com ele. Depois disso pensarei”, refere Fernando Santos.

José Mourinho, que esta semana foi despedido do Tottenham, já assumiu que no futuro gostaria de assumir o cargo de selecionador, numa fase mais adiantadas da sua carreira.

“José Mourinho seria um bom substituto mas Portugal tem grandes treinadores e com muita qualidade que substituirão muito bem o Fernando Santos”, comenta o atual selecionador nacional.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria
    21 abr, 2021 Palmela 11:51
    O cristiano ronaldo esta a ficar um bocadinho velho!

Destaques V+