Tempo
|
A+ / A-

“Eu estou contigo todos os dias”. É a proposta do Papa a pensar nos idosos

20 abr, 2021 - 12:56 • Aura Miguel

O objetivo do tema é "expressar a proximidade do Senhor e da Igreja à vida de cada idoso, especialmente neste momento difícil de pandemia", explica o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida.

A+ / A-

Durante a pandemia, o Papa Francisco decidiu instituir, pela primeira vez, o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. E, para fixar este evento, escolheu o quarto domingo de julho, próximo da festa litúrgica de São Joaquim e Santa Ana, avós de Jesus, que a Igreja celebra a 26 de julho.

Assim, em 2021, o primeiro Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, assinala-se a 25 de julho e o tema escolhido pelo Santo Padre foi hoje divulgado: “Eu estou contigo todos os dias”.

Em comunicado, o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida refere que o objetivo deste tema é “expressar a proximidade do Senhor e da Igreja à vida de cada idoso, especialmente neste momento difícil de pandemia”.

“É também uma promessa de proximidade e de esperança que jovens e idosos possam entender-se mutuamente”, pode ler-se no comunicado.

Para o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, “não são só os netos e os jovens que são chamados a estar presentes na vida dos idosos, mas os avós e as pessoas idosas também têm uma missão evangelizadora, uma missão de anunciar, de rezar e de gerar jovens para a fé”.

A Santa Sé incentiva agora as dioceses do mundo inteiro a prepararem, nas igrejas locais e realidades associativas, a celebração deste Dia dedicado aos avós e aos idosos e propõe-se, em meados de junho, fornecer algumas ferramentas pastorais que estarão disponíveis no site.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+