Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

A "Beleza escondida" nos segredos do Vaticano

20 abr, 2021 - 11:40 • Aura Miguel

O primeiro episódio destaca o “Torso Belvedere”, um torso incompleto de homem, em mármore branco, da escola ateniense do primeiro século antes de Cristo.

A+ / A-

O Vaticano lança, a partir desta terça-feira, um novo projeto multimédia, com uma série de vídeos denominados “Beleza escondida - Os segredos dos Museus do Vaticano”.

A iniciativa, em articulação entre os Museus do Vaticano e o portal Vatican News, pretende revelar “os segredos das coleções pontifícias, histórias pouco conhecidas e curiosidades universalmente ocultas por detrás da beleza”.

Os conteúdos divulgados online e nas redes sociais pretendem oferecer um novo olhar aos Museus do Vaticano que, nos últimos meses, permaneceram fechados devido à pandemia.

Um comunicado da Santa Sé refere que este projeto mensal vai decorrer ao longo de um ano, “como vasto um caminho narrativo… desde as fontes de inspiração de grandes mestres como Miguel Angelo ou Rafael, ao charme e ao mistério das antigas civilizações pré-cristãs; dos bastidores do Museu, acreditado por gerações de artistas ‘a escola do mundo’, ao património do conhecimento, da pesquisa, conservação e restauro que nos foram transmitidas ao longo dos séculos”.

O primeiro episódio destaca uma das obras identitárias dos Museus do Vaticano, o “Torso Belvedere”, um torso incompleto de homem, em mármore branco, da escola ateniense do primeiro século antes de Cristo, que inspirou vários artistas, incluindo Miguel Angelo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+