Tempo
|
A+ / A-

Pandemia

Covid-19. Greta Thunberg doou 100 mil euros para apoiar vacinação equitativa

19 abr, 2021 - 18:33 • Lusa

Tal como na crise climática, devemos ajudar primeiro aqueles que são os mais vulneráveis”, disse esta segunda-feira a ativista sueca que salientou que, nos países mais desenvolvidos, uma em cada quatro pessoas, em média, já foi vacinada contra a Covid-19. Já nos países mais pobres, apenas foi vacinada uma em cada 500 pessoas.

A+ / A-

Veja também:


A Fundação Greta Thunberg contribuiu esta segunda-feira com 100 mil de euros para o COVAX, um mecanismo gerido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para universalizar equitativamente a distribuição de vacinas contra a Covid-19.

O montante será entregue à fundação da OMS e destina-se a apoiar a partilha de forma equitativa das vacinas contra a doença, que até agora têm sido distribuídas essencialmente pelos países mais desenvolvidos.

Greta Thunberg - a jovem ativista sueca que deu origem a um movimento global de jovens para pressionar os governos a tomarem medidas contra o aquecimento global – participou na conferência de imprensa regular da OMS de balanço da pandemia, quando foi anunciado que a fundação com o seu nome vai apoiar a partilha solidária de vacinas.

A jovem salientou que atualmente nos países mais desenvolvidos uma em cada quatro pessoas, em média, já foi vacinada contra a Covid-19 e que, ao contrário, nos países mais pobres, apenas foi vacinada uma em cada 500 pessoas.

"A comunidade internacional deve fazer mais para enfrentar a tragédia que é a injustiça das vacinas. Temos os meios à nossa disposição para corrigir o grande desequilíbrio que existe atualmente em todo o mundo na luta contra a Covid-19. Tal como na crise climática, devemos ajudar primeiro aqueles que são os mais vulneráveis”, disse.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+