Tempo
|
A+ / A-

IEFP

Número de desempregados continua a subir desde janeiro

20 abr, 2021 - 10:55 • Redação

Estão 432 mil pessoas oficialmente inscritas e disponíveis para trabalhar.

A+ / A-

O número de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) aumentou em março e continua a subir desde o início do ano.

Há 432.851 desempregados registados, o que representa uma subida de 0,2% (1.008 pessoas) face a fevereiro e de 25,9% em termos homólogos.

É o número mais alto desde abril de 2017, ou seja, em quase quatro anos.

O relatório do IEFP mostra que no Algarve, o desemprego registado manteve-se inalterado face ao mês anterior, com as regiões do Norte (-0,9%) e do Centro (-0,7%) a registarem descidas face a fevereiro.

Em termos homólogos, os dados mostram que o desemprego agravou-se em todas as regiões do país, com destaque para o Algarve, onde subiu 54,6%.

Em Lisboa e Vale do Tejo, o número de desempregados inscritos subiu 40,7%, face a março de 2020 e, na Madeira, aumentou 30,6%. Estas foram as regiões com maiores saltos no desemprego registado, no terceiro mês de 2021, segundo o IEFP.

Número de casais desempregados aumenta

O número de casais com ambos os elementos inscritos nos centros de emprego aumentou 18,1% em março face ao mesmo mês de 2020, para 6.971, indica o IEFP.

Do total de desempregados casados ou em união de facto, 13.942 (8,6%) têm também registo de que o seu cônjuge está igualmente inscrito como desempregado.

Assim, o número de casais em que ambos os cônjuges estão registados como desempregados foi, no final de março de 2021, de 6.971, ou seja, mais 18,1% (1.069 casais) do que no mês homólogo e mais 1,0% (72 casais) em relação ao mês anterior.

Os casais nesta situação de duplo desemprego têm direito a uma majoração de 10% do valor da prestação de subsídio de desemprego que se encontrem a receber, quando tenham dependentes a cargo.

[notícia atualizada]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+