Tempo
|
A+ / A-

Covid-19

PCP admite propor revogação do teletrabalho obrigatório

19 abr, 2021 - 12:07 • Lusa

Comunistas contestam no Parlamento decreto-lei do Governo que estende até ao final a obrigatoriedade de teletrabalho, nos setores em que isso é possível.

A+ / A-

Veja também:


O PCP avançou esta segunda-feira com um pedido de apreciação parlamentar do decreto-lei do Governo que estende até ao final do ano o regime de teletrabalho, devido à pandemia de covid-19, e que "o mais provável" é propor a sua revogação.

A apreciação parlamentar permite aos deputados discutir, alterar e, no limite, anular um decreto-lei, diploma que é da responsabilidade do Governo e não passa pela votação na Assembleia da República.

O PCP é o segundo partido a pedir que o parlamento aprecie o diploma do Governo, depois do PSD o ter feito na semana passada.

Os comunistas não anunciaram o que vão propor - regimentalmente pode fazê-lo até ao dia do debate da apreciação, que não está sequer agendada - mas fonte da bancada do PCP admitiu à agência Lusa que "o mais provável" é ser proposta a revogação do decreto.

Na exposição de motivos, o PCP considera ser "inaceitável que se dê a ideia de que o país está indefinidamente em estado de emergência".

Os comunistas, que se têm oposto ao estado de emergência, consideram que as "medidas restritivas impostas" para conter a pandemia têm tido "consequências profundas e muito negativas nas condições gerais da saúde dos portugueses", na "destruição de emprego, na perda de salário e rendimento das famílias, na degradação das condições de vida, nas dificuldades de acesso a bens e serviços.

"Não é aceitável que essas consequências sejam desvalorizadas e que, com esta prorrogação se queira dar a ideia de que Portugal pode continuar indefinidamente em estado de emergência", lê-se no texto da apreciação parlamentar.

Para os comunistas, é preciso "garantir a proteção sanitária dos trabalhadores para trabalharem presencialmente nos respetivos locais de trabalho, nomeadamente nos serviços essenciais, seja na deslocação para o trabalho, seja nos próprios locais de trabalho".

O decreto-lei n.º 25-A/2021 prorroga o regime excecional e transitório de reorganização do trabalho e de minimização de riscos de transmissão da infeção da doença covid-19 no âmbito das relações laborais, como as regras de implementação do desfasamento dos horários de entrada e saída dos trabalhadores nos locais de trabalho com 50 ou mais trabalhadores, bem como as regras sobre o teletrabalho obrigatório.

O deputado único da Iniciativa Liberal (IL), João Cotrim Figueiredo, já tinha desafiado os restantes partidos a associarem-se à sua intenção de conseguir discutir no parlamento o diploma do Governo que determinou o teletrabalho obrigatório até ao final do ano.

A intenção da IL era pedir a apreciação parlamentar do decreto-lei por considerar "fundamental que o mesmo seja discutido pela Assembleia da República", mas este instrumento tem de ser requerido por pelo menos dez deputados, dificuldade que ficou ultrapassada com a iniciativa do PSD e agora do PCP.

Em 29 de março, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou o diploma do Governo que aprova o teletrabalho obrigatório até ao final do ano, aprovado em Conselho de Ministros em 25 de março.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+