Tempo
|
A+ / A-

Covid-19. Vacina da Johnson deve ser retomada com "restrições" nos EUA

18 abr, 2021 - 18:59 • Redação com Lusa

Decisão dos especialistas sobre o uso do fármaco, suspenso desde a última semana, deverá ser conhecida até sexta-feira.

A+ / A-

Veja também:


A vacina da Johnson & Johnson, que está suspensa nos Estados Unidos da América e na Europa, deve voltar a ser administrada nos próximos dias, possivelmente "com restrições", afirmou, este domingo, o consultor da administração norte-americana para a pandemia.

Em declarações ao canal de televisão ABC, o médico Anthony Fauci adiantou que a decisão dos especialistas sobre a retoma da utilização do fármaco em causa contra a Covid-19 de toma única, suspensa desde a última semana, deverá ser conhecida até sexta-feira.

"Não acho que a pausa continuará depois de sexta-feira. Provavelmente teremos uma decisão até lá", disse Fauci, referindo-se ao painel de especialistas que está a avaliar as possíveis ligações entre esta vacina e a formação de coágulos sanguíneos graves em pessoas que a tomaram.

O especialista que tem aconselhado a Casa Branca durante a pandemia do novo coronavírus admitiu, ainda, que a vacinação com o fármaco da Johnson & Johnson deverá ser retomada mas com restrições.

"Não tenho a certeza quais vão ser, se vão ser relacionadas com a idade ou com sexo, ou se vão ser apenas acompanhadas de um aviso", aditou.

Fauci não quis "antecipar" as decisões do grupo de especialistas. No entanto, reiterou que os casos graves de coágulos sanguíneos são "extraordinariamente raros" nas pessoas que receberam esta vacina.

O Centro para Controlo e Prevenção de Doenças e a Food and Drug Administration (entidade reguladora de alimentos e medicamentos dos EUA) avançaram, em declaração conjunta, estar a investigar coágulos sanguíneos detetados em seis mulheres nos dias a seguir a terem tomado a vacina desta farmacêutica, com contagens de plaquetas reduzidas.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+