Tempo
|
A+ / A-

Bloco quer criminalização de enriquecimento injustificado nos altos cargos públicos

17 abr, 2021 - 14:15 • Lusa

Catarina Martins criticou o PS e CDS, que "fizeram uma maioria de bloquear qualquer possibilidade de se avançar no enriquecimento injustificado".

A+ / A-

A líder do BE defende a criminalização do enriquecimento ilícito ou injustificado nos altos titulares de cargos públicos e disse que o seu partido apresentará em breve uma proposta no parlamento.

"É claro que Portugal teve um primeiro-ministro que viveu de uma forma que não é explicável pelos rendimentos e pelo património que declarou. E é difícil encontrar algo de mais grave do que isto. Este é um problema que deve ser tratado e uma das formas de o tratar é claramente a criminalização do enriquecimento ilícito ou injustificado", defendeu Catarina Martins.

A líder falava aos jornalistas em Viseu, à margem de um plenário de sapadores florestais, a propósito da decisão instrutória há uma semana da Operação Marquês, envolvendo o ex-primeiro-ministro José Sócrates, e que, no seu entender, é um processo que mostrou "todas as deficiências do próprio sistema e justiça".

"O Bloco de Esquerda apresentará muito em breve no parlamento, novamente, a proposta de enriquecimento injustificado para altos titulares de cargos públicos, não criando nenhum problema com o Tribunal Constitucional", assumiu.

Antes, a coordenadora do BE reconheceu que o partido irá ouvir a Associação Sindical de Juízes, que "tem propostas sobre essa matéria, e que, em boa medida, vão encontro das propostas que o Bloco tem proposto também". "Seguramente com outras sugestões, analisaremos a melhor forma de as incluir e assim reforçar a nossa proposta", admitiu Catarina Martins, referindo que o partido tem propostas sobre esta matéria desde 2009.

Catarina Martins criticou o PS e CDS, que fizeram uma maioria de bloquear qualquer possibilidade de se avançar no enriquecimento injustificado."Mais tarde, foi possível avançar, mas com uma proposta que foi considerada inconstitucional, porque exigia tanto a cidadãos que não têm funções públicas, como aos de funções públicas, a mesma justificação da sua riqueza e, portanto, o tribunal considerou que se invertia o ónus da prova", observou.

Disse que pode existir uma lei de enriquecimento injustificado que é constitucional, que não inverte o ónus da prova, se assumir o que deve ser assumido, ou seja, "cabe aos altos titulares de cargos públicos uma obrigação especial de justificarem os seus rendimentos que um qualquer cidadão em funções privadas não tem".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • EU
    17 abr, 2021 PORTUGAL 17:33
    INCONSTITUCIONAL, disse o Tribunal. Pois é, o Agente PÚBLICO é CORROMPIDO na sua grande MAIORIA pelo Agente PRIVADO. Há um ditado que diz " tão ladrão é o que vai à horta como o que fica à porta ". Não me vou alongar muito, pois o País deve estar a ver o FUTEBOL, e só peço que leiam a página 24 do Jornal de Notícias do dia 10 de Janeiro de 2015. Nos TREZENTOS E OITENTA E TAL CONCELHOS deste País, casos como este são aos MAGOTES. E nós, vamos cantando e rindo.
  • Ivo Pestana
    17 abr, 2021 Funchal 14:48
    Acho que tem de ser extensível a todos os servidores públicos.

Destaques V+