Tempo
|
A+ / A-

Judo

Anri Egutidze. “Custa muito” acabar o dia sem medalha

17 abr, 2021 - 21:40 • Redação

Portugal tem três medalhas conquistas no Europeu de Judo que está a decorrer em Lisboa.

A+ / A-

O judoca português Anri Egutidze diz que “custa muito” repetir o quinto lugar em Europeus, este sábado, em Lisboa, onde ficou muito perto de conquistar uma medalha que esperava, mas realçou que deu tudo em todos os combates.

O atleta, de origem georgiana, realizou cinco combates na categoria de -81 kg, com três vitórias e duas derrotas, a última das quais a impedi-lo, uma vez mais, de atingir o “bronze”, o que já tinha acontecido nos Europeus de 2018, em Telavive, Israel.

“Tenho muitos quintos [lugares], infelizmente. Custam todos, mas hoje custou-me mais porque, como me sentia, esperava acabar o dia com uma medalha. Sempre meti na cabeça que queria, pelo menos, entrar na final. Dei tudo, não houve nenhum combate em que desisti lá no meio”, expressou.

O judoca, que não era cabeça de série, venceu o campeão olímpico, o russo Khasan Khalmurzaev (15.º), e o campeão mundial, o israelita Sagi Muki (2.º), já depois de ter afastado, logo no início, o italiano António Esposito (29.º), mas acabou por perder nas meias-finais, com o turco Vedat Albayrak (terceiro do mundo), e, nas repescagens, diante do transalpino Christian Parlati (12.º).

“[No combate pelo ‘bronze’] Faltou-me mobilidade. Não tenho muita mobilidade na anca para conseguir fazer muito mais ataques”, revelou, acrescentando também que “tinha de pôr um pouco mais de ritmo”.

Ritmo esse que não faltou no primeiro combate e também diante do campeão do mundo, considerou, apontando que, contra Albayrak, que acabou por arrebatar a medalha de ouro, “devia ter feito a mesma coisa”, apesar de ser “mais difícil”.

“Não consegui lutar o suficiente para ganhar esta medalha. Faltou pouco. Não o deixei ganhar tão facilmente, mas tinha uma possibilidade grande de ganhar aqui uma medalha. Infelizmente, não consegui”, lamentou.

Ultrapassado o campeonato da Europa, o objetivo de Anri Egutidze cifra-se agora nos Mundiais, que decorrerão em Budapeste, na Hungria, onde aponta à presença no pódio.

“Em Kazan [no ‘grand slam’], espero um bom resultado, mas o principal é o Campeonato do Mundo. Quero muito lutar por medalhas no Mundial. Ainda não estive perto, mas este ano sinto que consigo”, assinalou.

Após dois dos três dias de prova, Portugal já conquistou três medalhas: o ‘ouro’ de Telma Monteiro, em -57 kg, e os ‘bronzes’ de João Crisóstomo, em -73 kg, e de Bárbara Timo, em -70 kg.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+