Tempo
|
A+ / A-

Bento XVI aos 94 anos. "Só Jesus é indispensável e continua a segurar o leme da Igreja”

16 abr, 2021 - 12:02 • Aura Miguel

Produtora espanhola estreia documentário, de Andrés Garrigó, sobre Joseph Ratzinger.

A+ / A-

Para assinalar os 94 anos de Ratzinger, a produtora espanhola “Goya Production” lança esta sexta-feira o documentário "Bento XVI, Papa emérito”, com a assinatura de Andrés Garrigó. O filme recolhe testemunhos de vários colaboradores, cardeais e amigos do Papa emérito, incluindo o seu secretário pessoal, o arcebispo Georg Gaenswein, e revela que muitos deles tentaram dissuadir Bento XVI da decisão de resignar, mas que Ratzinger nunca se arrependeu.

Também a imprensa italiana destaca uma recente edição que reúne homilias e comentários ao Evangelho escritas por Ratzinger (Mattia Pitau, "100 omelie e Commenti ai Vangeli", Ed. Palumbi), com prefácio do cardeal Angelo Comastri. Há oito anos, o cardeal Comastri, então vigário do Papa para a Cidade do Vaticano, testemunhou a sua despedida do Palácio apostólico.

O cardeal recorda aqueles momentos como um “relâmpago em céu sereno” e revela que se despediu do Papa emérito, quando ele saía do elevador e se preparava para se dirigir a Castelgandolfo.

“Assim que vi o Santo Padre Bento XVI sair do elevador, apercebendo-me da gravidade daquele momento, comecei a chorar. E espontaneamente saíram-me do coração estas palavras: ’Santo Padre, é um momento de tristeza'. O Papa Bento XVI olhou para mim, quase surpreendido, e depois tocou suavemente com a sua mão na minha face, como se quisesse enxugar uma lágrima, e sussurrou-me, com voz suave: 'Não, nenhuma tristeza! Só Jesus é indispensável e Jesus continua a segurar o leme da barca da sua Igreja! Avance com confiança!’“, revela o cardeal Comastri. E conclui: “Nestas palavras pude sentir o perfume da sincera humildade e da fé forte fé do Papa Bento XVI”.

Fragilizado fisicamente e com dificuldades de visão, mas lúcido, Bento XVI celebra o seu aniversário, com a habitual discrição, no Mosteiro Mater Ecclesia, onde vive desde que resignou.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+