Tempo
|
A+ / A-

Estudo The Lancet

Covid-19. Contágio não garante imunidade aos jovens contra reinfeção

16 abr, 2021 - 01:27 • Lusa

A investigação envolveu três mil elementos da Marinha dos EUA, a maior parte entre 18 e 20 anos, e concluiu que, mesmo que desenvolvam anticorpos após recuperarem da doença, é conveniente tomar a vacina para evitar reinfeções.

A+ / A-

Veja também:


O contágio do novo coronavírus oferece alguma proteção à população jovem, mas não garante completa imunidade contra uma reinfeção, segundo um estudo publicado na quinta-feira na revista científica The Lancet Respiratory Medicine.

A investigação, com base em dados de mais de três mil elementos saudáveis dos Marines norte-americanos, a maioria dos quais homens entre os 18 e os 20 anos, concluiu que, ainda que se desenvolvam anticorpos após a recuperação da Covid-19, é conveniente receber a vacina de modo a estimular a resposta imunitária e evitar reinfeções.

Para o estudo, desenvolvido entre maio e novembro de 2020, os recrutas fizeram uma quarentena de quatro semanas antes de regressarem aos treinos, realizaram testes para detetar anticorpos e contágios e preencheram um questionário sobre sintomas de Covid-19, entre outros dados médicos.

De acordo com a investigação, de tipo ‘observacional’, 19 jovens, (10%) de 189 que já tinham superado a Covid-19, ficaram novamente infetados, enquanto no grupo dos que não tinham contraído o vírus, com 2.247 recrutas, contagiaram-se posteriormente 1.079, quase metade.

Os autores da investigação, constataram que os jovens que nunca tinham estado infetadas com o novo coronavírus tinham cinco vezes mais risco de se contagiarem, do que aqueles que já tinham contraído a doença, ainda que os últimos não fossem completamente imunes.

Os investigadores explicam que os jovens reinfetados tinham menos anticorpos do que aqueles que não voltaram a contrair o vírus, e a sua carga viral era “apenas” dez vezes mais baixa do que a dos recrutas que tinham ficado infetados pela primeira vez.

Segundo os investigadores, isto significa que algumas pessoas reinfectadas podem transmitir o vírus, ainda que seja uma conclusão que, advertem, requer mais investigação para ser confirmada.

“À medida que as campanhas de vacinação vão ganhando impulso, é importante recorda que, apesar de uma infeção prévia por Covid-19, os jovens podem contrair o vírus novamente e podem transmiti-lo a outras pessoas”, assinala em comunicado um dos autores do estudo, Stuart Sealfon, da Escola de Medicina Icah, de Monte Sinai, nos Estados Unidos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+