Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PCP

Jerónimo acredita que substituição do “capitalismo pelo socialismo” é “possibilidade real”

15 abr, 2021 - 20:58 • Lusa

Sessão na Voz do Operário, em Lisboa assinalou os 150 anos da Comuna de Paris. Jerónimo de Sousa acredita que uma substituição do “capitalismo pelo socialismo” pode ocorrer num “prazo histórico mais ou menos prolongado, por vias diversificadas e num processo”.

A+ / A-

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, assinalou esta quinta-feira os 150 anos da Comuna de Paris com um discurso de fidelidade ao ideal comunista e definiu a “substituição do capitalismo pelo socialismo” como uma "possibilidade real" para a humanidade no século XXI.

“É a substituição do capitalismo pelo socialismo que, no século XXI, continua inscrita como uma possibilidade real e como a mais sólida perspetiva de evolução da humanidade”, afirmou o secretário-geral do PCP, numa sessão na Voz do Operário, em Lisboa, em que leu durante 20 minutos sem interrupções nem aplausos um discurso de cinco páginas e meia sobre a Comuna de Paris.

Essa substituição do “capitalismo pelo socialismo” pode ocorrer como uma “possibilidade real” num “prazo histórico mais ou menos prolongado, por vias diversificadas e num processo” com as necessárias “redefinições e enriquecimentos de projeto, através da luta de emancipação social e nacional dos trabalhadores e dos povos”, disse.

Após os 20 minutos de discurso, os militantes aplaudiram de pé, cantou-se o hino do partido, “Avante, camarada”, e o Hino de Portugal, numa sessão com apenas algumas dezenas de participantes, com máscara, respeitando uma distância de segurança devido à epidemia de Covid-19, em que a Comuna de Paris foi dada como exemplo precursor de outras revoluções pelo mundo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+