Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cem mil famílias vão receber 1.300 euros para melhorar conforto térmico de casa

15 abr, 2021 - 13:31 • Redação

Vales vão abranger a compra de fogões elétricos, aquecedores, equipamentos para arrefecer a casa ou na instalação de painéis solares para a produção de energia para autoconsumo, entre outros.

A+ / A-

Cerca de 100 mil famílias carenciadas vão receber vouchers no valor de 1.300 euros para melhorar a eficiência energética das suas casas.

A notícia é avançada na edição desta quinta-feira do “Jornal de Notícias”, segundo o qual esta medida está prevista no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Segundo o JN, estes vales vão cobrir a totalidade da despesa feita e vão abranger a compra de fogões elétricos, aquecedores, equipamentos para arrefecer a casa ou na instalação de painéis solares para a produção de energia para autoconsumo.

O apoio também pode ser usado para pagar obras que melhorem a eficiência energética das habitações, como a troca de portas, de janelas ou do revestimento de paredes exteriores e de coberturas.

O primeiro concurso deverá ser lançado este verão e deve alcançar, pelo menos, 20 mil agregados.

O “sistema de vouchers" está a ser desenhado assente numa “rede de fornecedores locais”, refere o secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba, ao JN.

“Há uma oportunidade, à boleia do combate à pobreza energética, de dinamizar a economia local que venderá os equipamentos e fará as instalações nas casas", referiu o governante.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António Ribeiro
    18 abr, 2021 Alenquer 20:58
    Muito oportuno, é de aproveitar a possibilidade de instalar painéis solares, mimizando a fatura .

Destaques V+