Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Morreu Bernie Madoff, autor de uma das maiores fraudes financeiras da história

14 abr, 2021 - 14:48 • Redação

Bernie Madoff tinha 82 anos e faleceu na prisão. Lesou milhares de investidores em cerca de 65 mil milhões de dólares.

A+ / A-

Morreu o norte-americano Bernie Madoff, o responsável por uma das maiores fraudes financeiras da história.

Bernie Madoff tinha 82 anos e faleceu numa prisão dos Estados Unidos.

Em tempos considerado uma referência de Wall Street, o antigo responsável pelo índice Nasdaq foi o mentor de um mega-esquema piramidal que lesou milhares de investidores.

A fraude financeira de Bernie Madoff, que prometia lucros milionários, foi avaliada em 65 mil milhões de dólares, o equivalente a cerca de 55 mil milhões de euros.

O escândalo rebentou no final de 2008, quando o guru financeiro caído em desgraça foi detido pelo FBI.

Bernie Madoff acabaria por ser condenado, em 2009, a uma pena de 150 anos de prisão.

O financeiro foi considerado culpado de vários crimes: formação de um esquema piramidal, fraude bancária, fraude de investimento e fiscal, lavagem e desvio de dinheiro, entre outros.

O grupo de lesados de Bernie Madoff é composto desde figuras públicas, como o realizador Steven Spielberg, o ator Kevin Bacon ou Liliane Bettencourt, herdeira do império L'Oreal, mas também pequenos investidores que perderam as poupanças de uma vida ou as pensões.

[notícia em atualização]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+