Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

França

Catedral de Notre-Dame reabre em 2024, assegura ministra da Cultura francesa

14 abr, 2021 - 23:25 • Lusa

Roselyne Bachelot anunciou, perante o Senado, que a petição pública lançada para a restauração do monumento conseguiu reunir os fundos suficientes, com 833 milhões de euros em donativos, valor que permite “encarar o projeto com tranquilidade”.

A+ / A-

A catedral de Notre-Dame, em Paris, vai reabrir em 2024, prometeu esta quarta-feira a ministra da Cultura de França, Roselyne Bachelot, na véspera de se completarem dois anos do incêndio que destruiu o monumento.

A promessa foi feita no momento em que a ministra anunciou, perante o Senado, que a petição pública lançada para a restauração da catedral conseguiu reunir os fundos suficientes, com 833 milhões de euros em donativos, valor que permite “encarar o projeto com tranquilidade”.

“Posso dizer que em 2024 a catedral de Notre-Dame de Paris será reaberta”, afirmou Roselyne Bachelot.

A ministra deverá encontrar-se na catedral como o presidente Emmanuel Macron na quinta-feira, precisamente quando se completam dois anos sobre o incêndio que devastou parcialmente a catedral, considerada uma obra-prima da arte gótica.

O chefe de Estado francês tinha pedido uma reconstrução em cinco anos da catedral cujo telhado e pináculo foram destruídos pelas chamas.

O representante de Macron para as obras, o general Jean-Louis Gorgelin, também assegurou que a catedral reabrirá em 2024 e que será celebrado um Te Deum em 16 de abril desse ano, mas nem todos os trabalhos necessários estarão concluídos nessa data.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+