Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Diplomacia

Cimeira EUA/Rússia. Biden e Putin procuram "relação estável" nos próximos meses

13 abr, 2021 - 19:18 • Lusa

Convite partiu do lado norte-americano numa conversa telefónica entre Joe Biden e Vladimir Putin. Kremlin já emitiu um comunicado em que refere que as duas partes "expressaram a disposição para continuar o diálogo" para garantir a segurança global.

A+ / A-

Os Presidentes dos EUA, Joe Biden, e da Rússia, Vladimir Putin, aceitam realizar uma cimeira, num país terceiro e nos próximos meses, "para construir uma relação estável e previsível".

O convite partiu de Joe Biden, durante uma conversa telefónica, em que o Presidente norte-americano disse desejar "construir uma relação estável e previsível com a Rússia, de acordo com os interesses americanos", pode ler-se num comunicado da Casa Branca.

O Kremlin também já emitiu um comunicado em que refere que as duas partes "expressaram a disposição para continuar o diálogo nas áreas mais importantes para garantir a segurança global".

O Presidente dos Estados Unidos expressou ainda a sua "preocupação com o repentino aumento de tropas russas na Crimeia ocupada e na fronteira com a Ucrânia", apelando à Rússia para "diminuir as tensões", disse a Casa Branca.

"O Presidente Biden sublinhou o apoio inabalável dos Estados Unidos à soberania e integridade territorial da Ucrânia", pode ler-se no comunicado divulgado no dia em que o chefe da diplomacia norte-americana, Antony Blinken, se encontra em Bruxelas para discutir este tema com seu homólogo ucraniano e com os aliados europeus da NATO.

O Presidente norte-americano também "deixou claro que os Estados Unidos agirão de forma decisiva na defesa dos seus interesses nacionais em resposta às ações russas, como ataques cibernéticos ou interferência eleitoral".

Segundo o Kremlin, durante a conversa, "Vladimir Putin descreveu as abordagens para um acordo político baseado nos acordos de paz de Minsk", assinados em 2015, para pôr fim ao conflito na região.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+