Tempo
|
Euranet
Europa para que te quero?
Todas as segundas-feiras, depois das 13h, o correspondente da Renascença em Bruxelas, Vasco Gandra, explica que consequências têm na vida dos cidadãos as decisões tomadas pela Comissão Europeia.
A+ / A-
Arquivo
Europa para que te quero? (12/04/2021)

​EUROPA PARA QUE TE QUERO

​Europol: uma polícia feita a 27

12 abr, 2021 • Vasco Gandra


A Europol é a Agência da União Europeia para a Cooperação Policial. No programa de hoje procuramos explicar a sua importância.

Presta apoio aos 27 Estados-membros na luta contra formas graves de criminalidade internacional e de terrorismo. Colabora igualmente com países terceiros e organizações internacionais.

Tem sede em Haia, na Holanda. Dispõe de um centro de apoio às operações policiais; de uma plataforma de informações sobre atividades criminosas; e de um centro de competências em matéria de aplicação da lei.

O trabalho de análise constitui o centro das suas actividades. Emprega cerca de 100 analistas criminais, de entre os mais bem qualificados da Europa, que utilizam ferramentas sofisticadas no apoio às investigações realizadas pelas polícias dos Estados-membros.

Ao todo, a Europol tem cerca de 1.000 funcionários e 220 agentes de ligação, no apoio a cerca de 40.000 investigações internacionais por ano.

Entre as diversas actividades operacionais encontram-se a luta contra o tráfico de seres humanos, contra o branqueamento de capitais, cibercriminalidade, estupefacientes, contrafação do euro e terrorismo, entre outras.

A Agência elabora avaliações periódicas que fornecem análises exaustivas sobre estas diferentes ameaças. Entre as várias análises está o relatório sobre a grande criminalidade organizada na UE apresentado esta manhã em Lisboa, pela comissária dos Assuntos Internos.

A Europol é dirigida por um Diretor Executivo, atualmente a belga Catherine De Bolle, e responde perante os ministros da Justiça e Interior da União Europeia.

Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.