Tempo
|
A+ / A-

Conferência Episcopal: Vacinas Covid-19 não podem “agravar discrepância entre pessoas e países"

12 abr, 2021 - 16:38 • Teresa Paula Costa

Na abertura da assembleia plenária, D. José Ornelas manifestou grande preocupação com os efeitos da pandemia em Portugal e com a situação dramática em Cabo Delgado, Moçambique.

A+ / A-

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) chama à atenção para os “tempos difíceis” que temos pela frente e alerta que as vacinas contra a Covid-19 não podem vir a “agravar a discrepância entre pessoas e países com maior ou menor poder económico”.

No discurso de abertura da assembleia plenária da CEP, que começou esta segunda-feira, em Fátima, D. José Ornelas admitiu que “foi particularmente sofrida e ponderada a decisão de voltar a prescindir das celebrações com a presença da comunidade, no início deste ano”, mas foi em consonância com a “atitude adotada pela Igreja desde o início da pandemia: permanecer como espaço promotor de responsabilidade, solidariedade e esperança” e “tomando a sério o compromisso para com a vida e o dever de impedir a transmissão do mal”.

Revelando que a situação atual será examinada nesta assembleia plenária, D. José Ornelas reconheceu “a criatividade acrescida de grupos de leigos ativamente empenhados na busca de novos caminhos para a vida da Igreja”, nomeadamente na “utilização de novos meios de comunicação”, que “têm sido importantes para prosseguir, em tempo de pandemia, o essencial da missão da Igreja”.


Porque esse será “um caminho de futuro”, a Conferência Episcopal vai discutir, ao longo destes dias, dois documentos. O primeiro: “O Diácono Permanente na Igreja em Portugal: Ministro da Caridade na proximidade” visa “revitalizar um ministério ordenado e do qual se espera uma nova vitalidade e articulação com os outros serviços eclesiais.”

O segundo tem por objetivo “promover uma reflexão sobre os ministérios laicais na Igreja”, “a fim de dar uma nova vitalidade e corresponsabilidade aos leigos e concretamente às mulheres na vida e missão da Igreja.”

Considerando que “a pandemia expôs a vulnerabilidade dos que são económica e socialmente mais frágeis”, o presidente da CEP e bispo de Setúbal sublinhou ainda “o papel dos que diretamente têm cuidado dos que foram afetados pela crise”, congratulando-se também “com a deliberação do Tribunal Constitucional que considerou ferida de inconstitucionalidade a recente Lei da Assembleia da República sobre a eutanásia”.

Neste discurso, o presidente da Conferência Episcopal lembrou ainda o temporal que fez mais de 30 mortes em Timor-Leste e as “situações de terrorismo e de guerra, concretamente na província de Cabo Delgado, em Moçambique, revelando que a Igreja está a contribuir “com a ajuda das nossas dioceses e outras instituições para minorar os efeitos dramáticos da crise humanitária”.

Acrescentou ainda que apoia “os esforços do Governo português, da União Europeia e de organizações internacionais, para que, em colaboração com o Governo moçambicano, se possam encontrar meios de auxílio às populações e assegurar condições de paz e segurança na região.”

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Adélio Pequenino
    12 abr, 2021 Terras da Vernária 21:23
    E porque não se discute, também, uma proposta para EXPULSAR da igreja católica Portuguesa todos os bispos e padres que estão ligados à Opus - de e à maçonaria? A seu tempo, os leigos tomarão essa decisão .Boa noite.

Destaques V+