Tempo
|
A+ / A-

Covid-19. Jerónimo de Sousa diz que diversificação na compra de vacinas é uma “exigência inadiável”

11 abr, 2021 - 18:00 • Maria João Costa

O PCP inaugurou este domingo duas exposições a assinalar o centenário do partido, em Lisboa. O secretário-geral criticou as condicionantes na vacinação por causa da AstraZeneca.

A+ / A-

Veja mais:


É uma “exigência inadiável” diz Jerónimo de Sousa. O secretário-geral do PCP defendeu este domingo em Lisboa a diversificação da compra de vacinas contra a covid-19, devido aos problemas gerados com a vacina da AstraZeneca.

O secretário-geral do PCP que inaugurou este domingo na Gare Marítima de Alcântara duas exposições que assinalam o centenário do partido, lembrou no discurso o que os comunistas têm vindo a defender para impedir condicionantes na vacinação

“Se a situação há muito reclamava uma solução defendida pelo PCP da diversificação da compra da vacina, como uma opção estratégica para controlar a epidemia em Portugal, ela tornou-se uma exigência inadiável” referiu Jerónimo de Sousa, num discurso à porta da Gare Marítima de Alcântara.

Na sua intervenção, o líder comunista acusou o Governo de por à frente os critérios do défice, em detrimento das necessidades das pessoas. Em causa ainda o envio para o Tribunal Constitucional dos diplomas dos apoios sociais.

O secretário-geral do PCP criticou ainda o executivo de António Costa por “persistir na discriminação dos trabalhadores independentes e das pequenas e médias empresas, apesar de quebras significativas que tiveram na faturação”

Nas palavras de Jerónimo de Sousa, o executivo resiste “em responder com os apoios necessários a quem foi obrigado a cessar a sua atividade, por decisão governamental, pondo à frente da resposta aos problemas das pessoas os critérios do défice assumindo como a grande prioridade”.

Mas Jerónimo de Sousa foi mais longe nas críticas, apontando o dedo ao governo no que toca aos “milhões para o Novo Banco” ou “nas cedências à EDP em borlas fiscais”. O secretário-geral do PCP lembrou ainda que “mais de dois terços dos apoios no combate à epidemia foram canalizados para as empresas, incluindo para as empresas de grandes grupos económicos, e menos de um terço para apoios socais”.

O secretário-geral do PCP falava esta tarde na inauguração de duas exposições na Gare Marítima de Alcântara, em Lisboa a propósito do centenário do partido. Uma das mostras, “100 anos de luta no distrito de Lisboa” é sobre a história do PCP e a outra, “Artes Plásticas – 100 anos 100 artistas” reúne importantes nomes e obras da criação contemporânea portuguesa. Entre eles estão nomes como Lourdes Castro, João Queiroz, Guilherme Parente, Fernanda Fragateiro ou Adriana Molder.

Na inauguração marcaram presença alguns artistas e gente da cultura. A todos Jerónimo de Sousa lembrou o momento difícil que o setor vive devido à pandemia. O secretário-geral dos comunistas sublinhou que “o surto do coronavírus evidenciou as enormes fragilidades estruturais do mundo do trabalho artístico e cultural”.

A exposição de arte que presta homenagem a nomes da cultura como Gerard Castelo-Lopes, pretende reunir “artistas sem quaisquer limitações estéticas e políticas” e junta também nomes como Vasco Araújo, Sara e André, Rui Calçada Bastos, Pedro Calapez, Noé Sendas, Manuel San-Payo, Luisa Cunha, João Abel Manta, Cristina Lamas ou Ilda David.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+